Olá a todos(as). Essa é minha primeira contribuição ao VOL, portal que tanto já me ajudou.
O tema abordado nesse artigo já possui vasto material na Internet afora, mas muitos tutoriais são antigos e/ou não funcionam como o esperado em versões mais recentes do
Ubuntu e em suas derivadas. Este artigo, portanto, espera auxiliar usuários que estão tendo algum tipo de dificuldade ao instalar este pacote de software. A instalação foi feita no recém lançado
Ubuntu 19.04. O processo de instalação será realizado todo no terminal. Sem mais, vamos ao que interessa.
Basicamente, podemos instalar o
LAMP de duas formas:
1. Forma manual: especificamos, detalhadamente, o que queremos que seja instalado. Por exemplo, caso eu queira utilizar a versão 5.5 do PHP, eu deveria executar:
sudo apt install php-5.5
Particularmente, recomendo este tipo de instalação somente a usuários que necessitem de fato de uma versão específica de um determinado componente do LAMP, visto que a instalação desta forma é mais trabalhosa que a apresentada a seguir.
2. Forma pré-definida: instalamos o LAMP presente no repositório do sistema operacional, já configurado e contendo as versões estáveis mais recentes dos softwares que compõe o LAMP.
Neste artigo, utilizaremos esta forma. Abaixo, vemos as versões dos softwares do LAMP presentes no repositório do sistema operacional:
- (L)inux - Ubuntu 19.04
- (A)pache - Apache/2.4.38
- (M)ySQL - Ver 14.14 Distrib 5.7.26
- (P)HP - PHP 7.2.17
Para instalar o LAMP presente nos repositórios, execute o comando abaixo (detalhe: o "^" ao final do comando, não é um erro):
sudo apt install lamp-server^
Após a instalação, digite na barra de endereços do seu navegador favorito:
localhost
O resultado será uma página contendo uma mensagem de sucesso, como pode ser visto na imagem abaixo: