Ao longo desse artigo, mostrarei como se configura o computador para inicializar uma distribuição GNU/Linux em Live-CD, permitindo assim que você experimente-a, conhecendo e adaptando-se a seus aspectos particulares, tais como: ambientes gráficos, terminais de comando, gerenciadores de arquivos, navegadores de internet, clientes de email, etc.
Precisamos configurar a BIOS do seu computador através do Setup, para que o processo de inicialização do Sistema Operacional seja a partir da unidade de CDROM. Se não fizermos isso, o sistema operacional que está instalado no HD será carregado.
Atenção para as figuras abaixo, elas podem não serem exatamente iguais às que você verá quando estiver configurando seu computador, mas não se preocupe, geralmente as opções, independente da BIOS, são bastante parecidas.
Passo 1: Com seu computador desligado, ligue-o e segure a tecla DELETE do seu teclado até aparecer uma das telas abaixo, agora selecione a opção "Advanced BIOS Features" ou "Boot", dependendo do modelo da sua placa-mãe, após encontrar a opção, pressione ENTER.
Passo 2: Na tela abaixo, em "First Boot Device" selecione "CD-ROM" e em "Second Boot Device" selecione "HDD-0" ou "IDE-0" assim, sempre que seu computador for ligado, ele irá procurar por algum CD inicializável na unidade de CD-ROM, e caso não encontre, irá carregar o Sistema Operacional instalado em HDD-0 (não se assuste com o nome, isso é o seu HD).
Esse passo é semelhante em qualquer computador, basta você configurar a primeira opção de Boot para CD-ROM e as segunda para IDE-0 ou HDD-0.
ATENÇÃO: Não selecione a opção USB-HDD, a não ser que você tenha uma HD USB no seu computador.
[1] Comentário enviado por rafig em 06/12/2005 - 08:38h
Desculpe-me Alexandre, mas este artigo está muito fraco. Só serve para Cds live, não para distros em geral. Aliás, este processo descrito acima é o normal para instalar qualquer distro inicialmente, se não inicializarmos pelo CD iremos inicializar por onde, já que temos o CD da distro ? Pelo título parece que vc se descobriu como testar qualquer distro e não é o que está mostrado, cuidado com as palavras podem parecer propaganda enganosa.
Abraço.
[2] Comentário enviado por leoccosta em 06/12/2005 - 08:45h
hauhuahuhau... Parece até sacanagem. Pode parecer não... FOI PROPAGANDA ENGANOSA... O titulo deveria ser "Como dar boot pelo CD". Se continuar assim vou postar uma sugestão pros administradores do site: filtrem melhor os artigos! A maior parte são ótimos e sinceramente o site que eu mais busco informações sobre software livre é aqui, mas ultimamente tem aparecido alguns artigos nada a ver demais.
[6] Comentário enviado por lquintana em 06/12/2005 - 10:27h
Comparação.
Não desmerecendo o seu artigo, eu acho que vc foi precipitado ao mandá-lo, pois devia comparar o seu artigo com mais fontes, visto que os dados são fracos, e para quem não conhece o linux, ou conhece pouco, vai achar que linux é tudo igual...pois todos nos sabemos que nao é...existem particularidades entre as distribuições...Mas é lógico, a critica é construtiva: procure se informar mais antes de postar.
Abraço.
Luciano Quintana
[7] Comentário enviado por lennon.jesus em 06/12/2005 - 10:47h
Amigos,
Concordo com os comentários de todos e sou da mesma opinião. Mas a intenção do amigo Alexandre Muzzio foi de ajudar.
Realmente, o artigo está com um conteúdo fraco e o título não condiz exatamente com o assunto.
O falha, neste caso, foi da pessoa que autorizou a publicação do artigo. Não pelo artigo em si, mas sim pelo título que o faz passar por PROPAGANDA ENGANOSA.
Esse tipo de coisa acontece.
Não devemos crucificar ninguém.
Deixo aqui
- meus agradecimentos ao amigo Alexandre Muzzio, pela VONTADE DE AJUDAR;
- aos moderadores um pedido de maior atenção (deve ter muito trabalho, eu sei ^^);
- e aos demais membros um grande abraço!
E vida que segue! No fim das contas, cada membro também é um revisor de conteúdo!
[8] Comentário enviado por sidsodre em 06/12/2005 - 10:50h
Tudo bem que a grande maioria dos usuarios e colaboradores desse site sabe dar boot pelo CD. Vc deveria ter pegar uma distribuição como a Kurumin, por exemplo, e dar várias dicas. Assim o artigo seria mais interessante.
É isso ae!
Sidiney Sodré
[9] Comentário enviado por cbov em 06/12/2005 - 11:57h
bom criticar é facil demais... mas avaliar o lado que muitas vezes o carinha que pega um live-cd na mao muitas vezes é aquele mesmo carinha que gasta uma nota no "tecnico" para reinstalar o rwin ....
eu acho que todos que acessam este site estao atras de conhecimento. ou de compartilhar mesmo que seja algo basico.
quase todos aqui sabem o que é um cara chato pentelhando pq nao consegue dar boot em um CD por causa da bios desconfigurada...
(aos caras que fizeram criticas... por favor leiam um pouco mais sobre o que se trata software livre/conhecimento livre :)
[10] Comentário enviado por marcelbueno em 06/12/2005 - 12:35h
NOOOOSSSA ! É por isto que nossos artigos ficam quase 1 mês na fila ???
Cara, você deveria ter colocado isto como (no máximo) DICA, e não artigo. Tá mais para resposta newbie de forum do que outra coisa.
A qualidade dos artigos do vivaolinux tem caido um bocado, é verdade, mas isto daqui foi demais.
Desculpe meu caro amigo cbov, mas sou obrigado a discordar. Este tipo de coisa acontece SIM em fóruns, mas creio que o vivaolinux seja lugar de artigos mais voltados a quem tenha instalado seu próprio linux, através do CD, então, não creio que seu argumento seja válido !
[11] Comentário enviado por removido em 06/12/2005 - 12:44h
valeu pela tentativa de ajudar...
creio que este portal não é destinado à usuários iniciantes que não sabem nem como bootar pelo CD. Desculpe, em minha opinião este artigo não deveria estar aqui, tendo em vista que já existem zilhões de capitulos de artigos que ensinam a bootar pelo cd...
Desculpe, abraços para todos!!
tzbishop
[12] Comentário enviado por fernandus em 06/12/2005 - 13:03h
Alguns usuários, na ânsia de colaborar, acabam por enviar artigos nem sempre tão bem produzidos quanto gostaríamos. Ocorre muitas vezes que falta ao iniciante parâmetros para avaliar se aquilo que ele fez foi válido e o quanto pode ajudar a comunidade. Podemos citar assim os artigos repetidos, dicas postadas como se fossem artigos e mesmo alguns que contenham enganos como o usuário que instalou pela primeira vez o linux e disse que precisou de "apenas" 6 CD´s (exemplo hipotético)... Isso ocorre... Acho que é interessante que as pessoas leiam o artigo "sobre a qualidade das respostas " > http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1415 e que também procurem se informar sobre o que é e qual o objetivo de um artigo, qual a estrutura a ser usada e qual linguagem que deve ser preterida. O colega th13f não deve ser desmotivado a escrever para o site, ainda que seu "artigo" tenha problemas (os moderadores, claro, poderiam ter visto as melhorias que deveriam ter sido feitas, ou mesmo postar como dica, informando claro, ao autor).
Recado para th13f -> veja as críticas como um incentivo para você melhorar e continuar escrevendo.
[13] Comentário enviado por plagiadorRetorna em 06/12/2005 - 14:38h
Meu deus do céu como uma mãe pode pari uma coisa desse tipo, tenha santa paciencia, como eh q um ser humano escrevi um treco desse, vai ser anormal assim lah longe!!!Vamo melhorar o nivel, ainda tem a coragem de colocar o tipo de licença num treco desse, se o Stallman ve vc colocando o nome GNU no meio dum resto de parição desse ele te crucifica!!!
[14] Comentário enviado por agk em 06/12/2005 - 15:19h
Como pode uma coisas dessas, certas pessoas não podem perder um minuto para ler um artigo, mas perdem 5 para fazer críticas idiotas sobre ele.
Os artigos são para o público em geral, entre olhe o título e o cabeçalho, se não for do seu interesse vá ler outro. Tem tantos artigos interessantes no VOL, mas ficar desprezando o trabalho dos nossos colegas, eu acho isso o fim.
Tenho certeza de que pelo menos para uma pessoa esse artigo vai ajudar e se tiver feito isso já terá sido uma grande coisa.
Tem tanta gente que não entende nada de hardware, nem sabe direito o que é setup, e o artigo explica, inclusive com alguns screenshots, como entrar nele e aonde fazer as alterações.
Agora se vocês não acreditam que tem gente que não sabe entrar no setup, tentem dar aula de hardware.
E se nesta comunidade não tem lugar para artigos com foco para iniciantes, então infelizmente ela se tornou uma uma comunidade fechada o que está se distanciando da filosofia GNU/Linux.
Linux para todos e \o/ o Linux.
[15] Comentário enviado por Serafim em 06/12/2005 - 15:27h
Prezado Alexandre Muzzio, acho interessante a sua vontade de ajudar, mas realmente o artigo em si, promete uma coisa e faz outra. Essa informação que você colocou aqui seria interessante talvez para uma dica ou até mesmo um site diferente, que não possua o escopo do VOL. Tenho visto aqui artigos excelentes, pois falam sobre assuntos que alguns ou muitos não tiveram ainda a oportunidade de olhar ou utilizar. Já pensei até em publicar algo, mas percebi que não seria interessante, pois eram coisas fáceis sem utilidade para a comunidade. Mas gostaria que você aceitasse isso como uma ajuda construtiva, pois sei que em breve a qualidade dos seus artigos irá melhorar muito.
[16] Comentário enviado por bestlinux em 06/12/2005 - 17:17h
Ola,
Galera. Sei que vocês tem razão em relação ao artigo, mas, discordo em dizer que ele é desnecessario. Acabei de responder esta pergunta aqui no VOL:
"Ola pessoal eu estou com uma duvida eu so uso Linux instaldo so PC
Meu visinho esta querendo testar o Linux Conectiva 10 live CD e um que não presisa istalar mais ha duvidas em como fazer execultar parece que deve reiniciar o micro a parti do CDROM alguem sabe como fazer Isso?
Ficarei grato se poderem ajudar
Ate mais Pessoal..."
Inidiquei este artigo para este usuario ler. Um otimo artigo para quem esta começando. :-)
[18] Comentário enviado por plagiadorRetorna em 06/12/2005 - 17:47h
Realmente tá arrisca a começar a sair uma serie de artigos desse nivel, como desparafusar um parafuso,como ler usando o alfabeto,como andar usando os pés e por ai vai!!!!Cara tem mais de dois anos q eu entro aqui todo santo dia no mesmo horario pra v alguma coisa,essa de hoje foi feia!!!!!
[19] Comentário enviado por percival em 06/12/2005 - 18:37h
Concordo plenamente com agk e bestlinux....
E ainda digo que a maioria ávida em criticar o trabalho alheio nunca contribuiu e nunca contribuirá em nada para o VOL. Podem checar. Vejam que muitos não contribuem nem com um mísero wallpaper que pode-se "colar" do Google.
Infelizmente, onde quer que se encontrem mais de 2 pessoas, sempre haverão os espíritos-de-porco, que não ajudam em nada, mas são os primeiros a bater a mão no peito e ficarem indignados com quem tenta fazer algo de construtivo. O VOL não foge à regra.
O artigo está bem elaborado e muito bem ilustrado, e é ótimo para iniciantes. Quem se julga expert não deveria nem perder seu precioso tempo lendo-o, quanto mais se dar ao trabalho de postar críticas infantis e nada construtivas, tanto em relação ao autor quanto em relação à moderação.
Agem como se pagassem mensalidade pelo uso do VOL, e exigem seus direitos, como se moderadores e contribuidores ganhassem algo para fazer o que fazem.
Parabéns ao autor, e não se deixe nunca intimidar por meia dúzia de porcarias. O artigo será muito útil a iniciantes em GNU/Linux, assim como eram os "experts" que hoje te julgaram e aos moderadores. Acho que eles não lembram que alguém teve que ensiná-los a dar boot pelo CD.
[21] Comentário enviado por psico.indie em 06/12/2005 - 18:49h
Caros amigos,
A intenção do th13f não foi criar uma atmosfera didática linux muito complexa. E é isso, em meu ponto de vista, que afugenta usuários iniciantes do nosso tão amado Sistema Operacional. A intenção da dele foi abordar um tema simples que nenhum de vocês tiveram a iniciativa de abordar antes e sendo de uma maneira clara e objetiva.
[22] Comentário enviado por andreguerra em 06/12/2005 - 18:53h
Certa vez escrevi um artigo para Revista do Linux e apareceu uma pessoa de espirito maldoso e fez comentários terriveis. Na hora fiquei bastante triste, pois gastei alguns dias escrevedo. Bom, em outra oportunidade apareceu alguem que me parabenizou e pediu permissão para utilizar e transcrever seu conteudo.
Dessa experiência eu tiro algumas conclusões:
- Criticas negativas sempre vão existir, afinal "espiritos de porco" existem em todos os lugares;
- Criticas positivoas servem para melhorarmos nosso trabalho e/ou nossa conduta;
- Não baixar a cabeça é a melhor resposta.
Não se deixe abater, tenha certeza de que esse artigo vai ser útil para alguem. Digo isso isso pq um dia eu não soube mudar minha sequencia de boot e tive que procurar alguem que sabia. Vcs podem não ter se dado conta, mas não me recordo de ninguem que tenha aprendido sem ter uma fonte de informação.
Para os que se julgam expert, meu conselho: Pulem o artigo e procurem algo que vcs julguem valer a pena ler. Se acham que o artigo está malfeito, escreva um melhor.
Aos que fazem de fato essa comunidade funcionar, fica o meu abraço.
[23] Comentário enviado por andreguerra em 06/12/2005 - 18:58h
Só mais um comentariozinho: Notaram que para criticar negativamente, o numero de comentários é enorme? Pq essas pessoas não gastam alguns minutos por dia para responder duvidas nos foruns ou participando no desenvolvimento de alguma ferramenta livre?
São os que chamo de "sangue-sugas" do software livre, ficam ávidos por novidades, só sabem usar o trabalho dos outros e nada fazem para contribuir.
Desculpe a dureza do comentário, detesto a injustiça, o autor ofereceu DE GRAÇA o artigo pra nós. Se não gostou do presente, não o use. Mas tratá-lo dessa forma é, no minimo, falta de educação.
[24] Comentário enviado por shorui em 06/12/2005 - 19:10h
Só fiz o cadastro aqui hoje, para dizer que foi muito infeliz o camarada Alexandre pois pelo título parece realmente algo novo, mas ficar fazendo piadinhas..........é bom ele começar a procurar o que fazer ou manda ele fazer um curso em algum luga...!
[25] Comentário enviado por s_hole em 06/12/2005 - 19:17h
Incrível:
Olhem só os amigos LEOCOSTA + PLAGIADORRETORNA + PRESUNTOCBD + SHORUI.
Não fizeram NADA pelo site e ainda tiraram um pelo da cara do Alexandre. NÃO SABEM NEM ESCREVER EM SUA LÍNGUA NATIVA.
Bando de idiotas e inúteis, vão arrumar o que fazer e deixem os que querem ajudar em paz.
[26] Comentário enviado por removido em 06/12/2005 - 19:57h
Caro alexandre, não diria que seu artigo está ruim, diria que está incompleto. Dar boot pelo cd ajuda sim os iniciantes, eu mesmo já ensinei vários amigos a dar boot no Ubuntu, coisa que eu julgava simples pra eles, mas não foi. Talvez tenha faltado explicar o processo de boot do linux, alguma coisa do init, coisas assim, aí sim, estaria completo. Mas continue tentanto, deixe as coisas ruins de lado e siga em frente!
[29] Comentário enviado por th13f em 07/12/2005 - 01:08h
Olá,
Gostaria de agrader aos amigos que realmente entenderam o objetivo do artigo. Para alguns usuarios que se consideram "Experts" em sistemas GNU/Linux, o processo descrito pode ser simples mas não lembram que para pessoas que não conhecem o hardware da maquina esse processo pode ser bastante complicado. Se o artigo for tiver sido útil a pelo menos 1 usuário, fico bastante satisfeito. Afinal, liberdade ao conhecimento e democratização do GNU/Linux é o que há.
Muitos dos autores dos comentários maldosos acima, sequer contribuiram com o VOL, e tambêm parecem serem um tanto desatenciosos, pois na descrição do artigo fala que tratará de Live CD's, esse tipo de falta de atenção é tipico de user do outro sistema...
[30] Comentário enviado por relauazim em 07/12/2005 - 01:52h
Thief (se me permite chamá-lo assim), li todo o seu artigo e está tudo certo, bem detalhado e já o mostrei a 2 amigos meus que baixaram o Kurumin e não conseguiam iniciá-lo. Parabenizo mesmo sua ajuda para com os usuários que não sabiam disso (porque os que já sabiam não precisavam comentar [e muitos menos ler, o que inclusive acho que a maioria dos que comentaram não fez]).
Esse é um site sobre Linux, e para a pessoa ver como é o Linux, precisa ter o começo (literalmente), e o thief fez o tutorial mais completo em português sobre o assunto que já vi, o único que explicou direito aos meus amigos como se fazia o assunto proposto.
Podem me chamar de puxa-saco, chupa-meia ou Zé-Teclado, mas a única crítica em relação ao texto foi o título que pode dar uma falsa primeira impressão, mas a descrição embaixo já deixa tudo claro.
[31] Comentário enviado por Xxoin em 07/12/2005 - 02:33h
Boa noite a todos.
Sugestões ao autor:
---
Você pode acrescentar algumas coisas ao seu artigo, além das que já foram feitas acima:
- indicação (links) de sites contendo informações sobre Distros LiveCD;
- particularidades de pelo menos umas três Distros LiveCD (preferencialmente as mais utilizadas/conhecidas);
- levantamento dos pontos fortes e fracos das três Distros testadas;
- análise do procedimento/possibilidade para instalação no disco rígido;
- breve descrição do comportamento da Distro instalada no disco;
- outras informações, de maneira que mesmo não sendo inéditas para usuários avançados, sejam interessantes/curiosas, do ponto de vista da transmissão do conhecimento.
Parabéns pela iniciativa!!
---
Para análise/reflexão pelos companheiros que freqüentam o site:
---
É sabido que entre os colaboradores do site, existem usuários com diversos níveis de conhecimento, o que pode gerar diferentes expectativas em relação à leitura de um determinado artigo.
Partindo do exposto acima, acredito que não deveríamos dirigir comentários duros aos colaboradores, pois, isto pode desmotivar pessoas que possuem uma grande virtude em relação ao Software Livre: a disposição e a vontade de contribuir de algum modo.
Acredito que poderíamos usar o "fale conosco" para dirigir comentários cuja intensão seja alcançar a moderação do site.
[32] Comentário enviado por robsontex em 07/12/2005 - 11:05h
Realmente eu tenho que concordar com os amigos que o conteúdo do artigo não é aquele que nós estamos acostumados no Viva o Linux. Porém, cada vez mais eu vejo o VOL sendo indicado para usuários iniciantes no mundo Linux. Para quem está começando, BIOS é apenas uma sigla para "Bicho Ignorante Operando o Sistema". Por isso, acredito que o alvo dos moderadores do VOL ao liberar esse artigo tenha sido exatamente informar esse público. Curiosamente, como relatou alguém mais acima, havia uma dúvida no fórum, ontem, exatamente sobre esse tema. Para esse propósito, acredito que o artigo tenha sido válido. Sendo assim, th13f, continue contribuindo com a comunidade. Para os demais vistante do VOL, um conselho simples: olhou o artigo, viu que não tinha nada de novo, pula pro próximo e pronto.
[33] Comentário enviado por cn9boy em 07/12/2005 - 13:03h
Realmente acho que o artigo valeu !
Para a maioria parece desnecessario, porem como o bestlinux jah comentou sempre existe alguem que nao sabe e precisa da informacao, nenhum de nós nasceu sabendo, por isso que estamos tentando compartilhar as informacoes que adquirimos.
[34] Comentário enviado por dk_millares em 07/12/2005 - 15:37h
Sou novato no site mas creio que a intenção do Alexandre foi ajudar;mas é muito bom antes de publicar um artigo ou dica dar uma pesquisada para não acontecer este tipo de entriga ou dica repetida e tambem é bom evitar deixar trabalho para os moderadores(que me parece serem poucos pelo tanto trabalho que o site lhes proporciona) e não só publicar artigos sem razão para acumular pontos(espero que não seja o caso)