Hoje, no mundo globalizado em que vivemos, um novo conceito ganhou força dentro das organizações, o conceito do
conhecimento. Antigamente, dados e informação eram os principais elementos que transitavam dentro de grandes empresas e corporações. O conceito de dado pode ser tido como um fato, um simples valor, algo fora de contexto, que sozinho, não nos representa nada significativo. A informação, surge quando temos dados agrupados de forma significativa, ou seja, a informação tem significado, a informação está inserida em um contexto. O conhecimento, este novo conceito, surge quando dominamos um assunto, quando temos informações obtidas de outras fontes, ou por experiências próprias de nossas vidas, o conhecimento nos rege sobre o trabalho que fazemos.
Dentro deste novo conceito de conhecimento, as organizações vem buscando inovações na área de
Tecnologia da Informação (TI) para fomentar o conhecimento, ou seja, criar conhecimento entre seus colaboradores, compartilhar, fazer com que seus funcionários tenham uma elevação na capacidade produtiva, obtendo mais conhecimento adquirido individualmente.
O conhecimento por si só pode ser tácito ou explícito. Conhecimento tácito é o conhecimento presente na mente, é próprio, é obtido da vivência de uma pessoa. Conhecimento explícito, é o conhecimento individual exposto sobre alguma forma como livros, artigos, imagens, etc., está explicitado em algo, são registros.
Dentro dessas definições de conhecimento, pode ainda haver a conversão entre ambas, de tácito para explícito (externalização), de tácito para tácito (socialização), de explícito para tácito (individualização), e explícito para explícito (combinação).
Vale destacar duas destas conversões:
- Externalização - quando um indivíduo registra seu conhecimento, quando ele expõe sua sabedoria sobre alguma forma.
- Internalização - quando a partir de um registro, uma fonte de conhecimento, o indivíduo adquire este conhecimento para si, transformando-o em um conhecimento próprio.
Fora do papel das organizações, e dentro da idéia de conhecimento, de fomentar a criação, a partilha, temos o software
Open Source. Mas como o Open Source fomenta o conhecimento? Simples, através dele, pessoas externalizam seu conhecimento, e outras internalizam para obter conhecimento.
Quando alguém cria um programa, ele está propondo uma solução algorítmica e computacional a um determinado problema. Na resolução deste problema, seu código, pode ser tido como um conhecimento explicitado. O código é um conhecimento individual, registrado nos arquivos fontes do programa. A este processo, poderíamos chama-lo de externalização, conhecimento tácito (programador), registrado no código fonte (explicitado).
Um usuário deste software, que entenda de programação, adquire o software, lê o fonte (explicitado), e aprende a solução proposta, adquire o conhecimento para si (tácito), e ainda pode melhorá-lo expondo o seu conhecimento adquirido. A este processo, poderíamos chama-lo de internalização.
Enquanto organizações buscam ferramentas de TI para fomentar o conhecimento, a comunidade do Open Source, faz isso indiretamente.
Com isso, o conceito Open Source, se transforma em uma ferramenta para o trabalho do conhecimento, deixando pessoas/profissionais mais capacitados, aptos a desenvolver e criar soluções eficientes e eficazes para problemas do dia-a-dia.