Atualizando "na marra" o YT-DLP quando começa a dar erro de downloads

Publicado por Sidnei Serra em 19/05/2025

[ Hits: 180 ]

Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw

 


Atualizando "na marra" o YT-DLP quando começa a dar erro de downloads



O YT-DLP é um script que permite ao usuário baixar vídeos e áudios de sites como YouTube e outros sites do tipo via linha de comando, sendo uma mão na roda para os usuários que querem guardar conteúdo para não ter que ficar procurando em históricos e coisas assim. A instalação é fácil, basta usar o seu gerenciador de pacotes e procurar por "yt-dlp"; serão instalados também as dependências necessárias para a conversão de áudio e vídeo como o ffmpeg.

Como o YT-DLP não é muito bem visto por esses sites de conteúdo A/V há uma espécie de "gato e rato" onde os sites mudam os parâmetros de exibição de vídeos e os desenvolvedores das ferramentas de downloads (como o YT-DLP) adaptam o que criaram para poder funcionar com as novas configurações das plataformas. E um dos problemas que isso acarreta é o programa simplesmente não poder mais fazer a função para a qual foi projetado. Distribuições como Debian e até outras mais modernas sofrem disso pois seus repositórios demoram a atualizar o necessário - isso quando o fazem. Uma forma de ver o erro de versão quando ele parar de funcionar é digitar no Terminal o comando yt-dlp -U e, provavelmente, deverá aparecer uma mensagem de que o programa foi instalado a partir de repositório e que você deve atualizá-lo por lá: o problema é quando o do repositório não tem atualização. Então, o que vai ser mostrado abaixo é a solução do problema.

A forma mais direta de instalar o YT-DLP por cima do que já estiver instalado (se não estiver instalado, instale-o pelo repositório como falado mais acima) é ir no site https://github.com/yt-dlp/yt-dlp e baixar o pacote https://github.com/yt-dlp/yt-dlp/releases/latest/download/yt-dlp_linux.

Depois de baixado, descompacte-o e, dentro da pasta descompactada, haverá um executável de nome yt-dlp_linux. Abra o Terminal estando dentro dessa pasta e, supondo que o YT-DLP esteja na pasta /usr/bin/, digite o seguinte comando:

sudo cp -rfv yt-dlp_linux /usr/bin/yt-dlp

Pronto. Agora, quando o YT-DLP der erro de versão, basta digitar " yt-dlp -U " e, se houver alguma atualização direta do site, o mesmo será atualizado.

yt-dlp -U

Latest version: stable@2025.04.30 from yt-dlp/yt-dlp
yt-dlp is up to date (stable@2025.04.30 from yt-dlp/yt-dlp)


Para completar, seguem dois alias para serem colocados no seu ~/.bashrc ou ~/.zshrc para baixar vídeos na melhor resolução de áudio e vídeo combinados e que podem ser visualizados em qualquer dispositivo (um baixa em mp4 e o outro em mkv) com suporte básico a H_264:

alias mp4='yt-dlp -f "bestvideo[ext=mp4][vcodec^=avc1][height<=1080]+bestaudio[ext=m4a]/best[ext=mp4][vcodec^=avc1][height<=1080]" --merge-output-format mp4 -o "%(title)s.mp4"'

alias mkv='yt-dlp -f "bestvideo[ext=mp4][vcodec^=avc1][height<=1080]+bestaudio[ext=m4a]/best[ext=mp4][vcodec^=avc1][height<=1080]" --merge-output-format mkv -o "%(title)s.mkv"'

Coloque um ou ambas as linhas no final do seu ~/.bashrc ou ~/.zshrc, dê um source ~/.bashrc ou source ~/.zshrc de acordo com a opção de shell que você usa e pronto, basta digitar " mp4 url_do_vídeo " ou " mkv url_do_vídeo ":

E o vídeo será baixado na melhor opção de áudio e vídeo na pasta em que você estiver com o Terminal aberto.



Outras dicas deste autor

Instalando o Team Viewer no Debian Trixie - problema no Policykit

Configurando o Conky para iniciar corretamente no sistema

Como instalar o WPS com interface e corretor ortográfico em PT-BR no Arch Linux

Solução rápida para o problema do Network Manager conectar mas não navegar

Leitura recomendada

Configurando wireless no Linux com wifi-radar

Apt-get autenticado em servidor proxy

HTB, uma alternativa para quem deseja limitar banda

Proxy transparente e conectividade social da caixa

Firefox "esperto" nas URLs

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts