Atualizando "na marra" o YT-DLP quando começa a dar erro de downloads

Publicado por Sidnei Serra em 19/05/2025

[ Hits: 189 ]

Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw

 


Atualizando "na marra" o YT-DLP quando começa a dar erro de downloads



O YT-DLP é um script que permite ao usuário baixar vídeos e áudios de sites como YouTube e outros sites do tipo via linha de comando, sendo uma mão na roda para os usuários que querem guardar conteúdo para não ter que ficar procurando em históricos e coisas assim. A instalação é fácil, basta usar o seu gerenciador de pacotes e procurar por "yt-dlp"; serão instalados também as dependências necessárias para a conversão de áudio e vídeo como o ffmpeg.

Como o YT-DLP não é muito bem visto por esses sites de conteúdo A/V há uma espécie de "gato e rato" onde os sites mudam os parâmetros de exibição de vídeos e os desenvolvedores das ferramentas de downloads (como o YT-DLP) adaptam o que criaram para poder funcionar com as novas configurações das plataformas. E um dos problemas que isso acarreta é o programa simplesmente não poder mais fazer a função para a qual foi projetado. Distribuições como Debian e até outras mais modernas sofrem disso pois seus repositórios demoram a atualizar o necessário - isso quando o fazem. Uma forma de ver o erro de versão quando ele parar de funcionar é digitar no Terminal o comando yt-dlp -U e, provavelmente, deverá aparecer uma mensagem de que o programa foi instalado a partir de repositório e que você deve atualizá-lo por lá: o problema é quando o do repositório não tem atualização. Então, o que vai ser mostrado abaixo é a solução do problema.

A forma mais direta de instalar o YT-DLP por cima do que já estiver instalado (se não estiver instalado, instale-o pelo repositório como falado mais acima) é ir no site https://github.com/yt-dlp/yt-dlp e baixar o pacote https://github.com/yt-dlp/yt-dlp/releases/latest/download/yt-dlp_linux.

Depois de baixado, descompacte-o e, dentro da pasta descompactada, haverá um executável de nome yt-dlp_linux. Abra o Terminal estando dentro dessa pasta e, supondo que o YT-DLP esteja na pasta /usr/bin/, digite o seguinte comando:

sudo cp -rfv yt-dlp_linux /usr/bin/yt-dlp

Pronto. Agora, quando o YT-DLP der erro de versão, basta digitar " yt-dlp -U " e, se houver alguma atualização direta do site, o mesmo será atualizado.

yt-dlp -U

Latest version: stable@2025.04.30 from yt-dlp/yt-dlp
yt-dlp is up to date (stable@2025.04.30 from yt-dlp/yt-dlp)


Para completar, seguem dois alias para serem colocados no seu ~/.bashrc ou ~/.zshrc para baixar vídeos na melhor resolução de áudio e vídeo combinados e que podem ser visualizados em qualquer dispositivo (um baixa em mp4 e o outro em mkv) com suporte básico a H_264:

alias mp4='yt-dlp -f "bestvideo[ext=mp4][vcodec^=avc1][height<=1080]+bestaudio[ext=m4a]/best[ext=mp4][vcodec^=avc1][height<=1080]" --merge-output-format mp4 -o "%(title)s.mp4"'

alias mkv='yt-dlp -f "bestvideo[ext=mp4][vcodec^=avc1][height<=1080]+bestaudio[ext=m4a]/best[ext=mp4][vcodec^=avc1][height<=1080]" --merge-output-format mkv -o "%(title)s.mkv"'

Coloque um ou ambas as linhas no final do seu ~/.bashrc ou ~/.zshrc, dê um source ~/.bashrc ou source ~/.zshrc de acordo com a opção de shell que você usa e pronto, basta digitar " mp4 url_do_vídeo " ou " mkv url_do_vídeo ":

E o vídeo será baixado na melhor opção de áudio e vídeo na pasta em que você estiver com o Terminal aberto.



Outras dicas deste autor

Solução rápida para o problema do Network Manager conectar mas não navegar

Configurando o Conky para iniciar corretamente no sistema

Como instalar o WPS com interface e corretor ortográfico em PT-BR no Arch Linux

Instalando o Team Viewer no Debian Trixie - problema no Policykit

Leitura recomendada

Instalando o xMule no Conectiva 10

Abrindo em nova aba do Firefox, se existir

ThinkFree - Office online

Acessando Banco do Brasil no Debian 6 Squeeze

Bloqueando o Orkut em horários pré-determinados.

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts