Ao final deste HOWTO você será capaz de entender o conceito do
alias e criar os seus próprios "comandos" personalizados.
O que é um alias
Um alias é um nick/apelido que damos para um determinado comando, assim fica mais fácil fazer a chamada do mesmo. Imagine você com um comando imenso e precisa digitar aquela ripa todos os dias, isso é inviável e dá até preguiça de pensar.
1.1 Criando nosso primeiro alias
Para criar nosso primeiro alias, vamos usar o comando "ls", que serve para listar um diretório. Note que se você rodar o comando puramente ele não tem muita firula. E que tal adicionarmos uma firulinha nele? Vamos deixar a nossa saída colorida e para isto usamos o parâmetro --color:
ls --color
Note que a saída agora não saiu crua e sim colorida, mas não achei viável esta parte, poxa rodar sempre "ls --color" vai doer meus dedos no final do dia. Então que tal criar um nick para ele? Para isso o alias é invocado! Sua sintaxe é bem simples e não tem muito mistério.
alias ComandoOriginal="Comando --OPCOES"
Note que basicamente é como se você estivesse declarando uma variável, porém o alias está na frente. Vamos fazer nosso primeiro teste com o comando ls, vamos por ele para trabalhar usando a opção --color como vimos lááá em cima.
alias ls="ls --color"
Uma nota importante é que o alias é salvo somente no processo/shell atual. A partir da hora que você fecha este processo o mesmo se perderá nas entranhas do
Linux. É aí que entra o próximo tópico silverão.
1.2 Deixando nosso alias salvo
Para deixar nosso alias salvo temos várias maneiras, mas eu gosto sempre de deixar cada um no seu quadrado, ou seja, nada de global! Afinal se minha filha por exemplo quiser usar um alias chamado tio_patinhas eu terei que usar também? Não! Por isso use local!
Para isto é só fazer a mesma chamada que você vez em linha no arquivo
.bashrc, que está localizado no seu home! Importante lembrar, se não existir este arquivo, você pode criar. Note que esse HOWTO é de bash, mas dá para se adaptar a outro shell 'No problems teacher'.
Abra seu editor favorito e adicione a linha lá dentro, feito isto finalize o processo atual do bash e retorne e execute o comando.
nano $HOME/.bashrc
Vou dar uma incrementada e por um comentário antes de jogar o alias. Só para dar um detalhezinho a mais:
# Agora ls é colorido, frufru.
alias ls="ls --color"
Salve e feche, não esqueça de reiniciar seu processo Bash atual.