Instalando programas no Linux sem ter poderes de root
Essa dica é útil para aqueles que querem instalar algum programa em sua pasta pessoal sem ter que ficar digitando o caminho todo do executável para usá-lo. É algo bem simples.
Primeiramente, o típico comando de compilação "configure" deve receber um parâmetro a mais:
$ ./configure --prefix=$HOME/programs/
Onde "programs" é a pasta onde ficarão os programas.
Para os programas que não tem esse arquivo "configure", basta editar o arquivo "Makefile", que fica na raiz do pacote e alterar a variável "prefix" para a pasta que você quer.
Em seguida:
$ make && make install
(compilando normalmente)
Se quiser execute um strip no binário do programa, pois isso diminui bastante o tamanho do mesmo, principalmente quando o tamanho de nossa pasta pessoal é muito limitado.
Se o programa não prover nenhuma biblioteca, ele poderá ser executado normalmente.
Agora vamos adicionar a seguinte linha ao arquivo .bashrc, que fica na pasta pessoal do usuário.
export PATH=$HOME/programs/bin:$PATH
Onde bin/ é o diretório onde ficam os executáveis do programa.
Agora basta reiniciar a sessão e digitar o comando do programa, sem a necessidade de ficar digitando aquele caminho todo.
Você pode adicionar quantos diretórios quiser nessa variável, lembrando que eles devem estar separados por um dois-pontos ":".
Esse truque também é útil quando você quer utilizar um programa mais recente do que há instalado no computador e não tem permissão para atualização do mesmo. E funciona com a maioria dos programas que instalei.
Para isso, tenha a certeza de que no comando "export" acima, o caminho novo adicionado ao PATH esteja antes da variável atual. Isso ocorre porque o interpretador de comandos procura um comando no PATH da esquerda para a direita do conteúdo dessa variável.
Espero ter contribuído com a comunidade e até a próxima.