Rode o Office online (Office Live Workspace) no Firefox, no Linux!

Publicado por Jeferson em 30/11/2009

[ Hits: 5.881 ]

 


Rode o Office online (Office Live Workspace) no Firefox, no Linux!



Para usuários Linux que precisam, por alguma razão, acessar ou compartilhar arquivos e documentos na versão "online" do Office, da Microsoft, descobri uma forma razoavelmente simples de rodar o aplicativo.

Embora o mundo livre (ou não!) tenha uma preferência implícita (e explícita também!) pela solução do Google em "cloud computing" quando se trata de armazenar, acessar e editar documentos de texto, planilhas e apresentações online -- ou seja, o Google Docs -- está chegando aí a versão da Microsoft para a mesma tarefa (http://workspace.office.live.com). Apoiada na extensa base de usuários de sua suíte Office, a versão online pode representar um problema para usuários Linux que eventualmente precisem acessar, armazenar e compartilhar algum documento neste serviço, seja por causa de clientes, limitações de espaço ou serviços, bloqueios de rede, ou simplesmente porque é possível!

É difícil imaginar uma situação que impossibilite o uso do Google Docs. Ainda mais prático com o uso de extensões do OpenOffice que já fazem o "sincronismo online" que agora a Microsoft está colocando para funcionar na sua suíte Office e sua versão "nas nuvens". De qualquer forma, se aparecer a necessidade de usar o assim chamado Office Live Workspace, encontrei uma forma de acessar o serviço pelo Firefox, no Linux. O acesso não é perfeito - é possível fazer todo o resto, menos editar os arquivos online. Mas isso não chega a ser um problema do FF ou do Linux: mesmo sob Windows, até agora, o serviço basicamente abre localmente o arquivo para edição e reenvio (claro, de forma transparente, sem que o usuário precise fazer manualmente o procedimento).

Depois de algumas pesquisas, descobri que ninguém tinha ainda conseguido passar a tela de checagem de configuração do usuário. A combinação de browser/Sistema Operacional permitida pelo serviço é relativamente restritiva. Absolutamente, no caso de SO com GNU/Linux. Então, o segredo é enganar a checagem do serviço, que bloqueia o acesso para quem não estiver usando IE, Firefox ou Opera, sob qualquer versão do Windows. Com a extensão User Agent Switch, do FF, fazer isso é fácil. Obviamente, alguém já tinha tentado isso e... não deu certo. Mesmo assim, alguns usuários relataram que conseguiram passar da tela de checagem, embora o sistema tivesse congelado na página seguinte.

Não foi difícil descobrir a brecha. Não adianta enganar completamente a checagem. Num ambiente Linux, tentar se passar por IE (qualquer versão), ou outro browser, não vai funcionar. O navegador vai parar na página de carregamento e ficará "carregando" eternamente, esperando alguma instrução que só a caixinha preta do IE pode oferecer. O acesso só vai funcionar quando fazemos o "User Agent Switch" identificar o browser corretamente como Firefox, mas informar o Windows XP como sendo o sistema operacional do usuário. Nos modelos de "user agents" instalados junto com a extensão não há uma configuração que atenda a esse quesito. Então, é preciso criá-la.

Para isso, nas configurações de User Agent da extensão para FF, use como identificador a linha:

Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; en-US; rv:1.9.1.4) Gecko/20091007 Firefox/3.5.4

E pronto. Deve funcionar. Nos testes que fiz até agora, funcionou. Pelo menos, por enquanto, quando ainda é beta. :-)

Disponibilizei em meu blog algumas imagens e outros detalhes dessa solução.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Instalando Modem 3G no Mandriva

Asterisk + X100P + Debian 4.0r

Como instalar Cinnamon no Fedora

VirtualBox com USB, de uma vez por todas!

Vídeo explicativo sobre o artigo de otimização de WAN

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts