Olá, caros amigos do VOL! Aqui está uma dica rápida e eficiente. Curta e grossa como diriam os antigos. Para aqueles que utilizam o
Firefox (em qualquer distribuição) e já se depararam com o problema de que toda vez que se fecha e abre novamente o navegador, suas configurações, senhas salvas, preferências de complementos e afins não são salvos, eis a solução:
Basicamente, mas beeeem basicamente, o Firefox armazena esses "cookies" e outras preferências (inclusive favoritos) tudo dentro da pasta
/home/usuário/.mozilla/firefox. Dentro desta pasta há um arquivo chamado "profiles.ini" que é o arquivo de configuração de perfil do Firefox. Vamos entender?
O Firefox cria esse arquivo quando você o abre pela primeira vez, e a partir daí utiliza esse arquivo para salvar suas configurações. Basta apagar esse arquivo (ou a pasta) para que na próxima vez que você inicializar o Firefox esteja tudo limpinho. Editando o arquivo você pode notar duas opções bem objetivas: "StartWithLastProfile=1" dentro de "General" e "Name=Default" dentro de "Profile0".
Isto sugere que você pode criar vários perfis e configurá-los, e ainda tem a opção de iniciar o Firefox baseado nas configurações do último perfil. Bom, já que aprendemos onde é salvo e como funciona, vamos ver o ocorre quando "dá pau no perfil" (já passei muito por isso com Windows 2003 Server e perfis locais/móveis):
Você tem o
Echofon para twitter e o
Gmail Manager para verificar as contas do Gmail no seu Firefox por exemplo, mas percebe que toda vez que você inicializa uma nova sessão do Firefox tem que adicionar o usuário do Echofon de novo, e digitar a senha do Gmail Manager; Quando não tem que definir que o Firefox NÃO armazenará dados no histórico, e isso é TODA vez que você abre o Firefox (O navegador em si, e não uma aba).
A solução é simples meus caros, porém vamos considerar algumas coisas primeiro:
- Salve os seus favoritos
- Faça download dos seus complementos, você vai precisar deles para instalar no Firefox novamente
- Salve tudo o que for necessário dentro do Firefox
- Leia o item 1 novamente (Backup é sempre importante)
Feito os procedimentos básicos acima, certifique-se que não há NENHUM processo do Firefox em execução e vamos aos comandos.
Abra o terminal, e logado como usuário comum execute o comando:
cd /home/usuário
Onde "usuário" é o nome que você utiliza na sua distro.
ls -a
para ver os diretórios ocultos (não sabia desses diretórios?)
cd .mozilla
para ir ao diretório.
ls
e você verá a pasta "firefox".
Remova-a com o comando:
rm -rf firefox
Abra novamente o Firefox, instale os complementos e pronto, problema resolvido!
P.S.: Enquanto eu escrevia esta dica, tinha algo importante a digitar, mas esqueci. Se lembrar, deixo nos comentários.
Um abraço!
Nenhum comentário foi encontrado.