Introdução à linguagem Java

Publicado por White Hawk em 07/03/2010

[ Hits: 11.909 ]

 


Introdução à linguagem Java



Este é o meu primeiro tutorial no Viva o Linux. Espero ter sido claro e objetivo nas minhas explicações sobre o a linguagem de programação Java.

"Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems". Fragmento retirado da Wikipédia.

A linguagem de programação Java foi criada por James Gosling, que inicialmente chamou-a de Oak (carvalho). Mais tarde, Gosling descobriu que já existia uma linguagem chamada Oak. Quando a equipe da Sun visitou uma cafeteria na cidade onde a o projeto estava sendo desenvolvido, o nome Java (cidade de origem de um tipo de café) foi sugerido e pegou.

Java é baseada em C/C++ e totalmente orientada a objetos. Diferentemente das linguagens compiladas para o código nativo, o código fonte de um programa em Java é compilado para um "bytecode", que é executado pela JVM (Java Virtual Machine).

Referências

Mais informações sobre Java:
Você pode obter o Java em:

Estrutura básica de um programa Java

Todo programa Java possui a seguinte estrutura:

public class (NomeDaClasse) {
    public static void main(String args[]) {
    }
}

Na primeira linha foi criada uma classe que foi colocada como public(pública). Isto permite que outras classes tenham acesso a ela. Quando a classe principal for do tipo public, o nome do arquivo de texto deve ser o mesmo da classe. Por este motivo não é possível ter duas classes do tipo public em um mesmo programa. Se esta regra não for seguida, o compilador Java indicará erros. As chaves indicam o início e o fim das classes e métodos. Na terceira linha, o método main inicia a execução do programa.

No Java, as variáveis do tipo real, caractere e inteiro são definidas respectivamente como: float, String e Int.

Para criar programas que utilizem interfaces gráficas, é necessário importar classes, como JOptionPane e JFrame, por exemplo. As instruções de import devem ser feitas fora de uma classe, caso contrário, é um erro de sintaxe e o compilador indicará erros.

Programa simples em Java

Agora veremos como criar um programa que leia o nome de uma pessoa, sua idade, seu salário e exiba estas informações. Utilizaremos as caixas de diálogo da classe JOptionPane.

import javax.swing.JOptionPane;

public class Mostra_Info {

   public static void main(String args[]) {

      String nome;
      int idade;
      float salario;
      
      nome = JOptionPane.showInputMessage("Digite o nome:");
      
      idade = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputMessage("Digite a idade:"));
      
      salario = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputMessage("Digite o salario:"));
      
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "Nome = "+nome, "Nome", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
      
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "Idade = "+idade, "Idade", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
      
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "Salário = "+salario, "Salario", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
        
         System.exit( 0 );

   }

}

Na primeira linha importamos a classe JOptionPane e na terceira linha criamos uma classe de tipo public. Na quinta, sexta e sétima linha, declaramos as variáveis. Em Java, o tipo das variáveis é escrito primeiro e depois são declaradas as variáveis.

Na nona, décima primeira e décima terceira linha indicamos que JOptionPane deve mostrar caixas de diálogo. Também na nona linha, definimos que as variáveis nome, idade e salario recebem o valor dos strings digitados nas caixas e diálogo. Tudo o que é digitado na caixa de diálogo do JOptionPane é do tipo String e para ser exibido em outro tipo de dado(como inteiro) precisa ser convertido. Na décima primeira e na décima terceira linha convertemos os strings em int e float, respectivamente.

Na décima quinta, décima sétima e décima nona linha, exibimos caixas de diálogo com as informações digitadas pelo usuário anteriormente. O argumento "null" indica que a caixa deve aparecer no centro da tela e o argumento JOptionPane.PLAIN_MESSAGE indica que a caixa não deve conter nenhum ícone.

Na vigésima primeira linha, a instrução "System.exit( 0 )" termina a execução do programa. Todo programa que exibe uma interface do usuário precisa desta instrução.

Outras dicas deste autor

Instalando navegador Chromium no Ubuntu

Instalação do Opera no Ubuntu

Linguagem de Programação C - Introdução (Parte 1)

Instalando o "Kubuntu" no Ubuntu 10.10

Leitura recomendada

Instalando VMtools em Máquina Virtual

A conio.h para GNU/Linux

Controle de banda com CBQ

Soluções alternativas no Kurumin

Instalando o Grads no Fedora Core 6

  

Comentários
[1] Comentário enviado por andrezc em 07/03/2010 - 22:57h

Interessante. Só uma coisa na parte do bytecode, o bytecode é "interpretado" pela JVM (java virtual machine), isso para permitir a execução dos aplicativos que são escritos em Java. Fora isso ficou bem explicativo.

[2] Comentário enviado por Primo NT em 13/03/2010 - 09:38h

Achei legal!
Sempre to pesquisando sobre Java aki!
To curso ADS e vou programar em JAVA! ;D

[3] Comentário enviado por WhiteHawk em 21/03/2010 - 18:30h

Obrigado pelos comentários junior linux e Primo NT.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts