Recuperar Arch Linux quebrado

Publicado por Orlando Noronha em 30/01/2013

[ Hits: 12.222 ]

 


Recuperar Arch Linux quebrado



Pessoal, acredito que muitos já passaram por isso e, como eu, talvez não tenham encontrado nada além de um "reinstale o sistema inteiro".

Bem, o cenário é basicamente assim:

O sistema está lindo, funcionando perfeitamente, aí atualizamos com "pacman -Syu" e nos deparamos com uma falha como:

"glibc não poder ser atualizado"

ou:
"filesystem: já existe em /usr/lib64"


Então buscamos dicas e em alguma delas existe a opção (nada segura porém) recomendada de usar o --force ou -f para forçar a atualização. Em tese é para funcionar e até funciona, mas em alguns casos o sistema "quebra". O comando pacman para, assim como quase todos os outros, com exceção de alguns como "cd" e "exit" por exemplo.

Sem querer reinstalar tudo e não querendo desta vez desistir, tive a seguinte ideia:

- Vou rever os passos de instalação do sistema e ver o que posso fazer sem acabar com ele todo.

Os passos foram os seguintes:
  1. Dei boot pelo CD de instalação; no meu caso usei o 64 bits;
  2. Montei as duas partições que me eram necessárias; no meu caso a partição onde estava o sistema quebrado e outra para onde eu faria backup de arquivos importantes, pois eu não sabia se daria certo, então melhor não arriscar; :D
  3. Após isso, desmontei a partição para onde enviei os backups por questão de segurança;
  4. Preparei a swap como se fosse instalar do zero;
  5. Dei o comando pacstrap normalmente, como se estivesse em uma nova instalação, porém apenas com o base e base-devel para serem reinstalados no sistema quebrado.

    Neste momento houve um problema, pois o sistema não podia sobrescrever a pasta com os arquivos problemáticos, à saber: "/usr/lib64"; o que fiz foi apagá-la com o "rm -R [CaminhoDaPasta]";

  6. Refiz agora o 5° passo e pronto.

Daí tentei gerar o fstab, mas percebi que estava apenas reescrevendo as mesmas coisas no arquivo e não precisava fazer mais nada, somente reiniciar e pronto.

Escrevo esta dica do sistema recuperado, funcionando perfeitamente com todos os programas. Até o presente momento tudo está OK e o sistema atualizado. Graças a DEUS!!! :D

Pois então é isso, qualquer dúvida estamos aí.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

[rsync] Sincronizando becapes e outros dados

Como desmontar dispositivo ocupado

Como setar o Windows para iniciar antes que o Linux no GRUB2

Gravar e ler NTFS no Ubuntu Feisty 7.04

Resolvendo problemas de acesso ao pendrive e câmera digital

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 03/02/2013 - 21:09h

"...Então buscamos dicas e em alguma delas existe a opção (nada segura porém) recomendada de usar o --force ou -f para forçar a atualização..."

Isto NÂO é recomendável para este caso (E para a imensa maioria das atualizações, que venham a requerer alguma intervenção manual).



Este problema teria sido evitado, consultando a pagina da distribuição(Uma boa pratica em qualquer distro, mas fundamental no Arch, onde sempre que existe alguma atualização "problemática" ou que exija intervenção manual, a mesma é anunciada previamente) ao receber a mensagem do pacman:


https://www.archlinux.org/news/update-filesystem-201301-1-and-glibc-217-2-together/

http://archlinux-br.org/noticias/206/


Seguindo isso, será muito difícil um problema como esse acontecer.
*Aqui utilizo o Arch desde o final de 2008 e sequer uma vez(Nunca), tive um problema grave com sistema devido a atualizações.

[2] Comentário enviado por lim em 04/02/2013 - 09:34h

Desculpe amigo erisrjr, lendo no próprio site do arch, algumas páginas como esta -> https://www.archlinux.org/news/filesystem-upgrade-manual-intervention-required-1/ falam justamente de usar o --force.

Note: In general, it is strongly advised to avoid the --force switch as it is not safe. However, in this particular case it is safe, and suggested to avoid having to manually delete the /var/run or /var/lock symlinks.

Nota: Em geral, é fortemente aconselhado evitar a opção - -force, pois não é seguro. No entanto, neste caso particular, é seguro, e sugerido para evitar ter que apagar manualmente os links simbólicos /var/run ou / var/lock.

Assim também foi comigo, ao identificar o problema com a atualização busquei e achei notícias sobre o por que de não poder atualizar no próprio site do Arch. Lendo a ajuda do próprio site tive problemas. Minha dica foi no intuito de ajudar novatos no Arch e outros não tão novatos mas que possam vir a ter problemas como o meu afinal todos podemos ter algum problema uma vez ou outra e as vezes deixamos escapar alguma dica da equipe do Arch ou nosso caso em particular pode não ter dicas lá.

Grato por seu comentário

[3] Comentário enviado por removido em 04/02/2013 - 20:04h

@Landox o link que enviou é de uma atualização diferente da citada na sua dica e dos links que enviei, onde no site oficial da distribuição exibi-se a seguinte informação:

" [b]Notícia: Atualize juntos filesystem-2013.01-1 e glibc-2.17-2[/b]

Devido a mudança do symlink "/lib" do pacote glibc para o pacote filesystem, [b]é requerida a atualização em conjunto do glibc-2.17-2 e filesystem-2013.01-1[b/]. Acontecerá automaticamente quando você executa "pacman -Syu". Fique atento, updates parciais não são suportados e não use a opção "--force"...

Um problema em potencial no upgrade em x86_64 é encontrar conflitos de arquivos no /usr/lib64. Todos os pacotes do Arch Linux que tiverem arquivos neste diretório estão sendo atualizados, então atualize individualmente estes pacotes (glibc e filesystem) primeiro. Qualquer pacote no AUR com arquivos neste diretório deve ser atualizado para instala-los no /usr/lib."

Neste caso, o cuidado a ser tomado é o de atualizar os pacotes filesystem e glibc juntos, via pacmam -Syu. e que verifique os pacotes que por ventura utilizem o /usr/lib64 (Não atualizados ou do AUR) e indica claramente:

[b]Fique atento, updates parciais não são suportados e não use a opção "--force".[/b]


Entretanto sua dica é muito util para quem não verificou isto antes de atualizar ou não seguiu a recomendação (Isto não é nenhum crime, porem pode causar problemas), mas ao faze-lo(Verificar) uma situação como:

[i]
"Pessoal, acredito que muitos já passaram por isso e, como eu, talvez não tenham encontrado nada além de um "reinstale o sistema inteiro".

Bem, o cenário é basicamente assim:

O sistema está lindo, funcionando perfeitamente, aí atualizamos com "pacman -Syu" e nos deparamos com uma falha como: ..."[/i]

Dificilmente ocorre.


Aqui, bastou atualizar o sistema com um pacman -Syu e tudo continuou funcionando.

[4] Comentário enviado por lim em 05/02/2013 - 09:28h

Amigo fico feliz que para você tudo saiu bem e seu Arch esta firme e forte, mas só por que em sua máquina funcionou perfeitamente não quer dizer que em outras funcione. Se leu a página que citei (Como exemplo) então viu que lá eles recomendam o uso do --force ou -f afirmando que naquele caso é necessário e melhor do que deletar manualmente os arquivos e diretórios que precisam ser substituídos ou retirados. Infelizmente já tive outros problemas além destes e em um deles fiquei um tempo sem usar o Arch, no entando me agradei tanto deste Roling Release que a saudade foi grande. Agora lembre - se que problemas de conflitos em lib's vão além de atualizações feitas com "pacman -Syu" existem os casos onde o user simplesmente instala manualmente, deleta algo ocasionando a "quebra" do sistema.

Mais uma vez agradeço seu entusiasmo e sua prontidão em ajudar. Sua dica é muito valorosa para a comunidade e se ainda não fez nenhum Post acerca disso, seria bom pois contribuiria bastante.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts