Saudações comunidade!
Sempre me deparo com dúvidas de acadêmicos, sobretudo graduandos, sobre o bendito pacote estatístico "SPSS", que por ser pago mensalmente, geralmente é utilizado em versões piratas, com riscos inclusive de processos ao estudante/pesquisador (já ouvi sobre casos).
Há algum tempo migrei para o
Linux Mint, e espero não voltar ao "Janelas", o que me obrigou a procurar alternativas de softwares para diversas funcionalidades, o que me mostrou um mundo ainda pouco explorado pelo usuário comum, fora das garras das grandes empresas comerciais, às quais nos submetemos, como no caso do pirateamento do SPSS, com toda a confusão para baixar, instalar e usar, mesmo havendo opções decentes ou até melhores, em código aberto.
GNU PSPP - a primeira opção que encontrei foi o PSPP (GNU), cuja sigla tem o único significado de se mostrar como opção direta ao SPSS, com interface incrivelmente similar, quase toda em português, compatível com todos os Sistemas Operacionais e, claro, com download grátis. As diferenças incluem:
- algumas opções nos menus podem não estar EXATAMENTE na mesma posição que se encontram no SPSS, contudo os nomes dos procedimentos e análises continuam igualmente sugestivos;
- até onde vi, há dificuldades ou impossibilidades para as seguintes análises: ANOVA, MANOVA e ANCOVA.
Fora isso, criar seu banco de dados, análises descritivas e inferenciais, correlações, teste-t, qui-quadrado, regressões, etc., tudo com comandos e saídas de resultados análogos aos encontrados no SPSS. Obviamente, compatíveis com bancos de dados já criados no SPSS, ou para serem usados futuramente nele.
JAMOVI - outra opção que encontrei mais recentemente é o JAMOVI, no qual cheguei devido o fato do PSPP ter sumido do gerenciador de aplicativos do Linux Mint em versões mais recentes (pós Linux Mint 20.0), e sua instalação manual exigir uns pré-requisitos que, apesar de simples, podem confundir usuários amadores (dentre os quais me encaixo). De modo que o JAMOVI está presente para instalação com um clique pelo gerenciador de aplicativos do Mint, sem mistérios. Compatível com outros SO, efetuando-se download, apesar de pessoalmente ainda não ter feito testes no "Janelas".
Com interface levemente diferente do SPSS e PSPP, o JAMOVI apresenta-se mais amigável, mais limpo/enxuto, com opções mais óbvias e diretas, podendo ser usado todo em português, e compatível não apenas com bancos de dados do SPSS como também com o R project, este que seria outra opção a ser citada, mas que evitarei por fugir bastante das similaridades com o SPSS, sendo a proposta da presente dica.
Outra opção que ainda não explorei é o "
SOFA Statistics", que também parece promissor. Talvez no futuro eu venha complementar esse tópico com alguma descrição dele, após experiência pessoal.
Por fim, deixo meu lamento diante da comunidade científica brasileira (só posso falar por ela) em ver tantos docentes, pesquisadores, manuais e tutoriais ignorarem completamente as opções grátis, open source, insistindo em se limitar a versões pirateadas (ou mesmo pagas, desnecessariamente) de um aplicativo para cujas funcionalidades há alternativas robustas, mais acessíveis, mais simples, mais leves e até mais estáveis.
Aos meus alunos e colaboradores, faço minha parte.
E agora aqui no Viva o Linux.
Paz e saúde a todos!