Sei que todos os usuários de internet que fazem uso de linha discada sofrem muito com a falta de qualidade dos serviços. Por isso estou relatando nesta dica que o
Firestarter me ajudou a melhorar a qualidade do tráfego de dados no meu desktop.
O Firestarter, como muitos sabem, é um firewall, e quando se fala de firewall algumas pessoas acham que é coisa apenas para servidores e/ou redes. Na realidade devemos ter em mente que a partir do momento em que nós nos conectamos à rede mundial de computadores, estamos sujeitos a uma gama de solicitações de conexão muito alta, o que pode comprometer a funcionalidade de nossa conexão discada. Daí a importância de termos um firewall bem configurado no nosso desktop, ele se encarregará de bloquear as solicitações indesejadas, fechando literalmente as portas para os protocolos inconvenientes.
Firewall em ação
O Firewall, como o próprio nome diz, é um verdadeiro muro de fogo.
Este muro de fogo é composto por milhares de portas, cada uma destas portas são direcionadas a um tipo de serviço ou protocolo de rede. Por padrão estas portas estão abertas, precisando apenas que o serviço ou protocolo esteja rodando para que a conexão seja estabelecida e os dados enviados e/ou recebidos.
Quando se instala um firewall em um host ele fecha todas as portas, liberando apenas as que forem liberadas pelo administrador da máquina, no nosso caso o root.
Assim, quando um protocolo de rede ou um serviço malicioso tentar conectar em seu computador, ele será por padrão bloqueado e o usuário será avisado, podendo assim liberar a conexão ou não.
Construindo o muro de fogo
Pessoalmente eu já utilizei dois firewalls, os quais recomendo pela facilidade de instalação e configuração, são eles:
Guarddog, este é um firewall muito fácil de instalar no Debian e ótimo para configurar, ele pode ser baixado no site do link abaixo:
Firestarter, para quem usa Debian este é ainda mais fácil de instalar:
Abra um terminal shell:
$ sudo apt-get install firestarter
Após a instalação concluída:
$ sudo firestarter
Então é só seguir os passos e configurar o firewall para os serviços de rede e protocolos que você precisar.
Para que o firewall seja carregado a conexão deve estar ativa.
Para checar sua conexão utilize:
$ ifconfig
Boa sorte a todos!