Calculadora simples

Publicado por Reginaldo de Matias 14/11/2006

[ Hits: 12.574 ]

Homepage: http://mundodacomputacaointegral.blogspot.com/

Download Calculadora.java




O presente script efetua as quatro operações básicas de uma calculadora simples. Usa interface gráfica (swing).

  



Esconder código-fonte

/*Calculadora Simples
 *Data: 14 de Setembro de 2006
 */
 /**
  *
  *@author: Reginaldo de Matias
  */  
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
public class Calculadora extends JFrame implements ActionListener
{
   static JPanel jp1,jp2,jp3;
   static JLabel l1,l2,l3,l4;
   static JTextField tf1,tf2;
   static JButton b1,b2,b3,b4;
   private Container janela;
   public Calculadora()
   {
      setTitle("Calculadora Simples");
      setSize(300,250);
      setResizable(false);
      addWindowListener(new WindowAdapter()
      {
         public void windowClosing(WindowEvent e)
         {
            System.exit(0);
         }
      });
         
      jp1 = new JPanel();
      jp1.setLayout(new GridLayout(6,1,10,10));
      
      jp2 = new JPanel();
      jp2.setLayout(new GridLayout(6,1,10,10));
      
      jp3 = new JPanel();
      jp3.setLayout(new FlowLayout());
      
      l1 = new JLabel("Valor 1: ");
      tf1 = new JTextField(10);
      l2 = new JLabel("Valor 2: ");
      tf2 = new JTextField(10);
      l3 = new JLabel("");
      l4 = new JLabel("");
      b1 = new JButton(" + ");
      b1.addActionListener(this);
      b2 = new JButton(" - ");
      b2.addActionListener(this);
      b3 = new JButton(" X ");
      b3.addActionListener(this);
      b4 = new JButton(" / ");
      b4.addActionListener(this);
      
      jp1.add(l1);  jp2.add(tf1);  jp3.add(b1);
      jp1.add(l2);  jp2.add(tf2);  jp3.add(b2);
      jp1.add(l3);  jp2.add(l4);   jp3.add(b3);
                            jp3.add(b4);
       
       janela = getContentPane();
       janela.add(jp1,BorderLayout.WEST);
       janela.add(jp2,BorderLayout.CENTER);
       janela.add(jp3,BorderLayout.SOUTH);
   }
   public void actionPerformed(ActionEvent evt)
   {
      try
      {
         Object source = evt.getSource();
      
         float x = Float.parseFloat(tf1.getText());
         float y = Float.parseFloat(tf2.getText());
      
         if(source == b1)
         {
            l3.setText("Resultado: ");
            l4.setText("" +soma(x,y));
         }
         if(source == b2)
         {
            l3.setText("Resultado: ");
            l4.setText("" +subtrai(x,y));
         }
         if(source == b3)
         {
            l3.setText("Resultado: ");
            l4.setText("" +multiplica(x,y));
         }
         if(source == b4)
         {
            l3.setText("Resultado: ");
            l4.setText("" +divide(x,y));
         }
      }
      catch(RuntimeException e)
      {
         System.out.println("Caught Runtime Exception " +e);
      }
      catch(Exception e)
      {
         System.out.println("\nCaught Exception " +e);
      }
      
   }
   
   public float soma(float a,float b)
   {
      return (a+b);
   }
   public float subtrai(float a,float b)
   {
      return (a-b);
   }
   public float multiplica(float a,float b)
   {
      return (a*b);
   }
   public float divide(float a,float b)
   {
      return (a/b);
   }
   
   public static void main(String args[])
   {
      Calculadora window = new Calculadora();
      window.setVisible(true);
   }
}

Scripts recomendados

Algoritmos para Teoria dos Números

Torre de Hanoi

Calcular ritmo de corrida de rua

Ordenação de vetores com letras do alfabeto

Gerador de números aleatórios em Java


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts