Como fazer um automato em Java
Publicado por Tiago Alves de Oliveira (última atualização em 29/09/2009)
[ Hits: 14.269 ]
Esse exemplo mostra como criar um automato em Java. O automato implementado é um reconhecedor de números romanos até 100. Comentem por favor.
/*Classe Principal*/ /* * To change this template, choose Tools | Templates * and open the template in the editor. */ /* * Principal.java * * Created on 25/09/2009, 18:31:13 */ package automato; import javax.swing.JOptionPane; /** * * @author tiago */ public class Principal extends javax.swing.JFrame { //Estados Aceitáveis int estadoaceitaveis[] ={2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15}; /** Creates new form Principal */ public Principal() { initComponents(); } /** This method is called from within the constructor to * initialize the form. * WARNING: Do NOT modify this code. The content of this method is * always regenerated by the Form Editor. */ @SuppressWarnings("unchecked") // <editor-fold defaultstate="collapsed" desc="Generated Code">//GEN-BEGIN:initComponents private void initComponents() { jLabel1 = new javax.swing.JLabel(); jTextField1 = new javax.swing.JTextField(); jButton1 = new javax.swing.JButton(); setDefaultCloseOperation(javax.swing.WindowConstants.EXIT_ON_CLOSE); jLabel1.setText("Palavra Teste:"); jTextField1.setToolTipText("Entre com a sequência a ser testada"); jButton1.setText("Verifica"); jButton1.addActionListener(new java.awt.event.ActionListener() { public void actionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { jButton1ActionPerformed(evt); } }); javax.swing.GroupLayout layout = new javax.swing.GroupLayout(getContentPane()); getContentPane().setLayout(layout); layout.setHorizontalGroup( layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING) .addGroup(layout.createSequentialGroup() .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING) .addGroup(layout.createSequentialGroup() .addContainerGap() .addComponent(jLabel1) .addGap(18, 18, 18) .addComponent(jTextField1, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, 129, Short.MAX_VALUE)) .addGroup(layout.createSequentialGroup() .addGap(87, 87, 87) .addComponent(jButton1))) .addContainerGap()) ); layout.setVerticalGroup( layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING) .addGroup(layout.createSequentialGroup() .addGap(28, 28, 28) .addGroup(layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.BASELINE) .addComponent(jLabel1) .addComponent(jTextField1, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE)) .addGap(18, 18, 18) .addComponent(jButton1) .addContainerGap(20, Short.MAX_VALUE)) ); pack(); }// </editor-fold>//GEN-END:initComponents private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {//GEN-FIRST:event_jButton1ActionPerformed // TODO add your handling code here: Automato aut = new Automato(jTextField1.getText());//instanciando os objetos aut.calcula();//calculando int finalizado = aut.getEstado();//pegando o estado final do automato boolean teste=false;//testando o estado final for (int aux=0;aux <estadoaceitaveis.length;aux++){ if(finalizado==estadoaceitaveis[aux]){ teste = true;//Se estado eh igual ao final teste recebe true } } if (teste){//SE o teste é válido JOptionPane.showMessageDialog(null, "Palavra Válida"); }else JOptionPane.showMessageDialog(null, "Palavra Inválida"); }//GEN-LAST:event_jButton1ActionPerformed /** * @param args the command line arguments */ public static void main(String args[]) { java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() { public void run() { new Principal().setVisible(true); } }); } // Variables declaration - do not modify//GEN-BEGIN:variables private javax.swing.JButton jButton1; private javax.swing.JLabel jLabel1; private javax.swing.JTextField jTextField1; // End of variables declaration//GEN-END:variables } /* * To change this template, choose Tools | Templates * and open the template in the editor. */ package automato; /*Classe Automato*/ /** * * @author tiago */ public class Automato { String palavra; static int estado; char letra; char[] alfabeto = {'I', 'V', 'X', 'L', 'C'}; public Automato(String palavra) { this.palavra = palavra; } public void calcula() { boolean estaAlfabeto = true; estado = 1;//estado Inicial for (int i = 0; i < palavra.length(); i++) {//Andando na palavra letra = palavra.charAt(i);//letra recebendo um caracter da palavra estaAlfabeto = false; for (int aux = 0; aux < alfabeto.length; aux++) { if (letra == alfabeto[aux])//verificando se ta no alfabeto { estaAlfabeto = true; } } if (estaAlfabeto) {//se esta no alfabeto switch (estado) {//pegando os estados case 1: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 8; } else if (letra == 'L') { estado = 11; } else if (letra == 'C') { estado = 13; } else { estado = 0; } break; } case 2: { if (letra == 'I') { estado = 3; } else if (letra == 'V') { estado = 6; } else if (letra == 'X') { estado = 14; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 3: { if (letra == 'I') { estado = 4; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 4: { if (letra == 'I') { estado = 0; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 5: { if (letra == 'I') { estado = 7; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 6: { if (letra == 'I') { estado = 0; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 7: { if (letra == 'I') { estado = 3; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 8: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 9; } else if (letra == 'L') { estado = 12; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 9: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 10; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 10: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 11: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 8; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 12: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 13: { if (letra == 'I') { estado = 0; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 14: { if (letra == 'I') { estado = 0; } else if (letra == 'V') { estado = 0; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } case 15: { if (letra == 'I') { estado = 2; } else if (letra == 'V') { estado = 5; } else if (letra == 'X') { estado = 0; } else if (letra == 'L') { estado = 0; } else if (letra == 'C') { estado = 0; } else { estado = 0; } break; } default: { estado = 0; break; } } } else { estado = 0; //estado de erro } } } //Metodos Getters e Setters public char[] getAlfabeto() { return alfabeto; } public void setAlfabeto(char[] alfabeto) { this.alfabeto = alfabeto; } public int getEstado() { return estado; } public void setEstado(int estado) { this.estado = estado; } public char getLetra() { return letra; } public void setLetra(char letra) { this.letra = letra; } public String getPalavra() { return palavra; } public void setPalavra(String palavra) { this.palavra = palavra; } }
primeiros exemplos usando metodos
Nenhum comentário foi encontrado.
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Como renomear arquivos de letras maiúsculas para minúsculas
Imprimindo no formato livreto no Linux
Vim - incrementando números em substituição
Efeito "livro" em arquivos PDF
Como resolver o erro no CUPS: Unable to get list of printer drivers
Não to conseguindo resolver este problemas ao instalar o playonelinux (1)
Excluir banco de dados no xampp (1)
[Python] Automação de scan de vulnerabilidades
[Python] Script para analise de superficie de ataque
[Shell Script] Novo script para redimensionar, rotacionar, converter e espelhar arquivos de imagem
[Shell Script] Iniciador de DOOM (DSDA-DOOM, Doom Retro ou Woof!)
[Shell Script] Script para adicionar bordas às imagens de uma pasta