Joguinho de labirinto
Publicado por Luís Fred 28/10/2006
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Esse joguinho na verdade é um código melhorado, que foi originalmente escrito pelo Tiago Negri, um colega nosso aqui do VOL.
O código anterior não implementava uma saída para o labirinto, então resolvi modificá-lo, implementando uma saída, aumentando o mapa do jogo, entre outras coisas.
/*############################################################################################### # Programa originalmente escrito por <Tiago Negri> # # Modificações feitas por Luís Fred <fredwind@terra.com.br> # # Comentário: este programa consiste num joguinho de laborinto. Originalmente o jogo não tinha # # uma saida, e onde já se viu um joguinho de labirinto sem uma saida????? :), então resolvi # #fazer algumas modificações no código, como introduzir uma saida e aumentar o mapa do jogo. # # Caso queiram verificar o código antigo, acessem esse link: # # www.vivaolinux.com.br/scripts/verFonte.php?codigo=722 # ################################################################################################# */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Definicoes, para facilitar o uso da funcao para desenhar o mapa */ #define CHAO 0 #define PAREDE 1 #define VOCE 2 #define GRAMA 3 #define SAIDA 4 /*Outras definições para tratamento de erros*/ #define OK 1 #define ERRO 2 /* Usuarios de Windows, troquem "clear" por "cls" */ #define LIMPARTELA "clear" int coluna_atual = 2, linha_atual = 2; /* O Mapa */ int mapa[10][40] = { 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,3,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,1,3,3,3,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,1,0,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1, 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,4,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1 }; /* Funcao para desenhar o Mapa */ int desenhar_mapa() { int linha,coluna; for (linha=0;linha<10;linha++) { for (coluna=0;coluna<40;coluna++) { if ((linha == linha_atual) && (coluna == coluna_atual)) { printf("@"); continue; } if (mapa[linha][coluna] == CHAO) printf(" "); if (mapa[linha][coluna] == PAREDE) printf("="); if (mapa[linha][coluna] == GRAMA) printf("."); if (mapa[linha][coluna] == SAIDA) printf("#"); } printf("\n"); } return OK; } int main() { char movimento; while ((movimento != 'x') && (movimento != 'X')) { system(LIMPARTELA); desenhar_mapa(); printf("\n##################### L A B I R I N T O #####################################\n"); printf("\n\n (W)\n(A)+(D)\n (S)\n"); /* Imprime as direcoes */ printf("\nPressione X[x] para sair\n"); printf("\n------------------------------------------------------------------------------\n"); if ((scanf("%c",&movimento))==0) { printf("mensagem de erro..\n"); getchar(); getchar(); return ERRO; } if ((movimento == 'w') || (movimento == 'W')) { linha_atual = linha_atual - 1; /* Se não for chao ou grama ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) { linha_atual = linha_atual + 1; getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 's') || (movimento == 'S')) { linha_atual = linha_atual + 1; /* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) { linha_atual = linha_atual - 1; getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 'd') || (movimento == 'D')) { coluna_atual = coluna_atual + 1; /* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) { coluna_atual = coluna_atual - 1; getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 'a') || (movimento == 'A')) { coluna_atual = coluna_atual - 1; /* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) { coluna_atual = coluna_atual + 1; getchar(); getchar(); } } } }
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