Torres de Hanoi
Publicado por Enzo de Brito Ferber 30/05/2008
[ Hits: 21.438 ]
Homepage: http://www.maximasonorizacao.com.br
O programa simula o jogo das Torres de Hanoi.
Regras:
--> Você só pode mover um disco de vez.
--> Discos de valores maiores não podem ficar em cima de discos de valores menores.
Objetivo:
Transportar todos os discos da coluna A para a coluna C.
Boa sorte e bom aprendizado ;)
/*
* Programa: Jogo Torres de Hanoi
* Autor : Enzo Ferber (enzo@veloxmail.com.br)
*/
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <ctype.h>
#define DISCOS 9
#define VAZIO 0
#define VENCE 1
#define OK 1
#define NO 0
char codigo[3] = {'A', 'B', 'C'};
int pos[3][DISCOS];
int discos;
// Prototipos das funcoes
void imprime_torre(void);
void ini_torres(void);
void troca_valores(int , int);
void limpa_entrada(void);
void clear(void);
void interface(void);
void venceu(void);
void checa_termino(void);
int checa_integridade(int , int);
void clear (void)
{
system("clear");
}
void limpa_entrada (void)
{
__fpurge(stdin);
}
void checa_termino (void)
{
register int i;
for (i = 0; i < discos; i++)
if(pos[2][i] == VAZIO ) return ;
venceu();
}
void venceu (void)
{
clear();
imprime_torre();
printf("\n\nVoce conseguiu! Parabens. \n\n");
exit(0);
}
void interface (void)
{
int orig, dest;
do {
clear();
imprime_torre();
printf("\n\n>> Movimento (digite na forma \"origem destino\" (1,2,3): "); limpa_entrada();
scanf("%d %d", &orig, &dest);
} while ((orig < 1) || (orig > 3) || (dest < 1) || (dest > 3));
troca_valores(orig-1, dest-1);
checa_termino();
interface();
}
int checa_integridade (int orig, int dest)
{
register int i=0, j=0;
while (pos[orig][i] == VAZIO)
i++;
while ((pos[dest][j] == VAZIO) && (j < discos))
j++;
// if ((orig < 0) || (orig > 2)) return NO;
// if ((dest < 0) || (dest > 2)) return NO;
if (pos[dest][j] == VAZIO) return OK;
return (pos[orig][i] > pos[dest][j]) ? NO : OK;
}
void troca_valores (int orig, int dest)
{
register int i=0, j=0;
if(checa_integridade(orig ,dest) == NO) return ;
while (pos[orig][i] == VAZIO)
i++;
while ((pos[dest][j] == VAZIO) && (j < discos))
j++;
j -= 1;
pos[dest][j] = pos[orig][i];
pos[orig][i] = VAZIO;
return ;
}
void ini_torres (void)
{
register int i, j;
for (i = 0; i < 3; i++)
for (j = 0; j < discos; j++)
pos[i][j] = (!i) ? (j+1): VAZIO;
return ;
}
void imprime_torre (void)
{
register int i;
printf(" A B C\n");
printf(" -----\n");
for (i = 0; i < discos; i++)
printf("%11.1d %d %d\n", pos[0][i], pos[1][i], pos[2][i]);
}
int main (int argc, char **argv)
{
if (argc < 2)
{
printf("Uso: %s <numero_de_discos>\n", argv[0]);
return 0;
}
discos = atoi(argv[1]);
ini_torres();
interface();
return 0;
}
Shadow Mapping utilizando OpenGL e Cg
Vários pacotes de ping disparados contra o host
Converçor de Decimal para Binario
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Script de montagem de chroot automatica
Atualizar Linux Mint 22.2 para 22.3 beta
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Assisti Avatar 3: Fogo e Cinzas (4)
Conky, alerta de temperatura alta (11)









