Anterior Proxima

Script para fazer upload de arquivos

Um simples e funcional script em PHP para fazer upload de arquivos leves. Para o script funcionar deve-se criar três pastas onde o mesmo for inserido: - Samba (GNU/Linux): /var/www - WAMP (Windows): c:\wamp\www Criar as seguintes pastas: - CPD - RM - EXPEDICAO - Ou vai de sua preferência. :) Esse script eu usava na empresa para fazer o envio de arquivos rapidamente, eu compartilhava e mapeava nas estações de trabalho dos colaboradores a pasta com o seu setor. Deixando assim um atalho na área de trabalho, servia para o envio de NF-e para os setores do RM e EXPEDICAO, é muito simples e funcional e não gastávamos tempo abrindo o e-mail corporativo, inserindo endereço e depois tínhamos que anexar a nota fiscal.

Por: Patrick Silva


Instalação do Gentoo - Parte 1

Resolvi fazer alguns scripts e automatizar de certa forma a instalação do Gentoo em meu notebook. Não faço ideia de quantos scripts serão, penso em algo como dois ou três. Resolvi dividir da seguinte forma: antes do chroot / depois do chroot. Esse primeiro script considera alguns pontos: 1. Internet funcionando, seja ela qual for. 2. O download do stage3 já foi realizado, se ainda não fez o download, pode usar o links, que vem no CD de instalação. 3. A instalação será feita em apenas uma partição, que será formatada para isso, sem partições separadas. 4. Considera que exista um arquivo chamado gentoo_install.tar.bz2, onde dentro estarão os outros scripts criados posteriormente (a medida que for criando, vou postando). 5. Esse script foi feito para usar através do CD de instalação, caso queira fazer esse procedimento usando uma outra distro instalada no computador ou outro live CD/DVD, edite o script, apague a linha "mirrorselect -i -o >> /mnt/gentoo/etc/portage/make.conf" e insira/mude pela linha "nano /mnt/gentoo/etc/portage/make.conf &&", editando então manualmente as mirrors. 6. Quando digo caminho, digo o caminho para se chegar ao arquivo, excluindo no caso o próprio arquivo. Exemplo: tenho um arquivo chamado audio_01.mp3, o caminho onde o arquivo está é /home/usuario/musicas e não /home/usuario/musicas/audio_01.mp3. Da mesma forma, quando o script pergunta qual é a partição instalada, deve ser informado apenas a partição, ignorando /dev. Exemplo? sda8, sda10, sda5, sda2, sda6 e não /dev/sda8, /dev/sda10. Lembrando que a partição escolhida para instalar o Gentoo está, por padrão, definida para ser ext4, se quiser ReiserFS ou alguma outra, o script deve ser alterado nessa parte. 7. Deverá haver apenas um arquivo stage3 na pasta indicada, então, se tiver um mais novo e um mais antigo, apague o mais antigo. Bem, acho que é só. Esse script, como os outros estão longe de serem consideramos como manuais. Faço como uma forma de "documentar" minha instalação com o intuito voltar a usar mais tarde em outras instalações. Espero que possa ajudar alguém. Forte abraço a todos.

Por: Cristiano


Transformando arquivos TXT em arquivos PDF

Esse script transforma arquivos TXT em arquivos PDF. Vamos a um exemplo: $ cat << eof > arquivo.txt > Patrick Silva > VOL > Debian > eof $ pdf.sh arquivo.txt $ ls -l arquivo.txt.pdf -rw-rw-rw- 1 psmartins Domain Users 3187 Jun 30 03:02 arquivo.txt.pdf

Por: Patrick Silva


Interface gráfica para o Skype Web

Esse programa é uma espécie de navegador que acessa o site do Skype Web e permite possuir uma janela como se fosse um aplicativo nativo. A ideia surgiu quando vi esta dica: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Skype-Web-Alternativa-ao-Skype-desktop E claro, pode ser melhorado em muito, mas isto foi apenas uma coisinha básica só para mostrar o poder nem sempre reconhecido do GTK+. Com isso tem como provar que um navegador simples pode ser feito em 15 linhas! No Ubuntu, instale: $ sudo apt-get install libgtk-3-dev libwebkitgtk-3.0-dev Compile com: $ gcc -Wall -o Skype Skype.c `pkg-config gtk+-3.0 --cflags --libs` `pkg-config webkitgtk-3.0 --cflags --libs` Execute com: $ ./Skype []'s T+

Por: Thiago Henrique Hüpner


sbinstall.sh - Descompacta, compila e instala SlackBuild

Instala um programa baixado pelo SlackBuilds. Versão 1 - Descompacta o SlackBuild, compila e instala o programa, só funciona com arquivos .tar.gz. O objetivo é conseguir automatizar o processo de instalação de programas, pelo site http://slackbuilds.org/. Eu sei que já existem programas que fazem isso, como o sbopkg e o slpkg (e esse baixa a e instala até as dependencias), mas é interessante criar nossos próprios scripts ou programas, vocês sabem! ;) O próximo passo é fazer com que o script seja capaz de lidar com outros tipos de arquivos compactos, como .rar, .zip, tar.bz2 etc. Quem tiver interesse em me ajudar, eu seria grato, não sou expert em Shell Script, mas é praticando que se aprende, e nada melhor que compartilhar o conhecimento adquirido!

Por: Perfil removido


Agenda desenvolvida em Shell Script

Uma agenda desenvolvida em Shell Script. Para utilizar basta apenas mudar o local onde os arquivos são criados. O shell utiliza -> /files/atacpd/$mes/$dia/ata$name$dia$mes Troque pelo diretório que você quiser.

Por: Patrick Silva


Exemplo de recursividade: gerador de sequências de tamanho e soma dos elementos fixos

Compartilho um programinha em PHP que gera sequências de números (em ordem crescente e não repetidos) que têm uma coisa em comum: possuem número de elementos e soma destes fixos e determinados pelo usuário. Exemplo: - S: Soma das dos elementos = 12 - Ni: Valor mínimo permitido (inclusive) = 1 - Nf: Valor máximo permitido (inclusive) = 6 - L: Quantidade de números da sequencia = 4 Resulta: - 1+2+3+6 = 12 - 1+2+4+5 = 12 1+5+6 - não imprime pois tem 3 números e não 4, embora totalize também 12. O programa possui a classe GeradorSequencia e esta possui os seguintes métodos principais: - input: para entrar com os parâmetros da sequência: tamanho, intervalos inferior e superior para os números da sequência e soma dos números da sequência. - createSequences: cria sequência a partir de cada número do intervalo fornecido em input. - fillSequences: preenche as sequências criadas por createSequences. Aqui ocorre o uso da recursividade. Não levei muito em consideração aspectos como performance e recomendações de codificação. Serve apenas como exemplo didático para uso da recursividade para conseguir resolver uns problemas computacionais.

Por: Luis Henrique Pessoa


Verifica arquivos indevidos nos servidores

Script que verifica arquivos indevidos nos servidores.

Por: Patrick Silva



Anterior Proxima



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts