Anterior Proxima

Exercício com números randômicos - randint

O script abaixo gera uma lista de números sequencial. A quantidade desses números é setada na variável MAX. Por exemplo, se você colocar o número 10, em MAX, a lista gerada será: [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10]. A partir da lista gerada, ele começa a gerar randomicamente números entre 1 e MAX(no caso, 10). Se o número gerado for igual ao primeiro item da lista (no caso, 1), ele remove o primeiro item. Nesse caso, a lista ficaria como: [2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] E repete o processo até que não tenha mais nenhum item na lista. Ao final, ele exibe quantas tentativas foram necessárias para gerar sequencialmente os itens da lista. Com MAX igual a 10, nos meus testes, já aconteceu de serem necessárias desde 900.000.000 tentativas, até 11.000.000.000. Com números menores, como 5, costuma ir bem mais rápido. Enfim... só uma brincadeira, nada verdadeiramente útil.

Por: Marcelo Theodoro


Instalar e remover o Microsoft Visual Studio Code

Script simples para instalação e remoção do Microsoft Visual Studio Code no GNU/Linux. Ele baixa a aplicação, descompacta em /opt e cria o atalho, além de permitir a remoção do software (instruções no script).

Por: Perfil removido


MACGEN V1.0 MAC Address Generator

Criei esse simples script para gerar um MAC de forma rápida e amigável. Muito útil quando não se quer ter o trabalho de usar um gerador online. Uso em meus pentests e também para dar aquela "estudada básica" na estrutura de um sistema sem comprometer o meu MAC original. Espero que gostem, obrigado. Visitem o meu site: http://tctenterprise.blogspot.com.br/

Por: weidsom nascimento


Escrita de número em octal em Assembly puro para Linux 64 bits (NASM - Netwide Assembler)

Este pequeno programa em Assembly tem uma antiga versão em formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-octal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assembler)/ Esta versão está no formato 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante à primeira versão, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão e uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. - Interrupção de escrita 32 bits: 4 - Interrupção de escrita 64 bits: 1 - Interrupção de encerramento 32 bits: 1 - Interrupção de encerramento 64 bits: 60 - Chamada de interrupção 32 bits: "int 0x80" - Chamada de interrupção 32 bits: "syscall" - Registradores usados no código com interrupções de 32 bits: eax. ebx, ecx, edx - Registradores usados no código com interrupções de 64 bits: rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.

Por: Perfil removido


Backup utilizando rsync com envio do log e informativo via e-mail

Fácil de configurar e após o término envia o log por e-mail. Como instalar: Copie o arquivo sendEmail para /usr/local/bin: # cp sendEmail /usr/local/bin Adicione permissão de execução: # chmod +x /usr/local/bin/sendEmail # chmod +x backup_rsync.sh Agora basta ajustar o backup_rsync.sh e adicionar no cron com a periodicidade desejada. No download já existe tanto o backup_rsync.sh quanto o sendEmail. O sendEmail foi escrito por: Brandon Zehm <caspian[at]dotconf.net>. License: sendEmail (hereafter referred to as "program") is free software; you can redistribute it and/or modify it under the terms of the GNU General Public License as published by the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or (at your option) any later version. When redistributing modified versions of this source code it is recommended that that this disclaimer and the above coder's names are included in the modified code. Espero que seja útil. Daniel Padovani

Por: Daniel Padovani


Jogo da Velha com JavaScript e SVG

Jogo da Velha simples feito com JavaScript e SVG. O SVG foi gerado e organizado usando o Inkscape. O JavaScript não ficou uma maravilha mas funciona como o esperado. :) Funciona muito bem em smartphones.

Por: Luiz


Calcular horas faltas de um funcionário

Scprit básico para fazer subtração de horas. Muitas pessoas tem dificuldades em subtrair horas e esse script é bem funcional e com interface gráfica amigável.

Por: Adriano Silva


Samba - Instalação e configuração

Senhores, Segue um script, um tanto primitivo ainda, mas que pretendo deixá-lo bem robusto. Bem, a ideia é desenvolver digamos que um "mini software" de instalação e configuração completa para o servidor Samba. Contudo necessito da ajuda do senhores, para que este projeto se torne uma ferramenta bem útil. Peço-lhes, se puderem, que submetam este script a testes que fiquem a critério dos senhores, e documentem o erros e a solução dos mesmos (se possível), e também possíveis melhorias que eu possa fazer. Também gostaria que os senhores avaliassem o código fonte para me dizerem o que acham. E caso hajam dúvidas referente ao script, sobre a lógica que eu usei ou algo parecido, estou à disposição para responder. Não garanto respostas muito aplicadas, pois sou iniciante nesse mundo ainda. Enfim, eu gostaria de dar continuidade nesse projeto para aplicá-lo posteriormente. E também quero aprender ainda mais, pois desde que iniciei o desenvolvimento deste script aprendi muita coisa. Desde já agradeço a ajuda dos senhores! Abraços!

Por: Marcos da Silva Camargo



Anterior Proxima



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts