Anterior Proxima

Backup automático MySQL + arquivos do servidor web

Criei este script a partir de buscas na web e até mesmo aqui no fórum, apesar de simples, facilita muito a nossa vida em relação a automatização dos backups. Utilizo este script para fazer backup de uma aplicação web em PHP com banco de dados MySQL utilizado na empresa na qual trabalho. Funcionamento: O script monta um pasta remota localmente, compacta a pasta do "sistema", exporta o banco do MySQL, cria uma pasta com a data atual na pasta montada e manda tudo lá pra dentro. Tudo usando variáveis para salvar nossas vidas. :) Para que tudo funcione automaticamente, adicione uma regra no crontab (comando crontab -e) com o seguinte comando: mm hh * * * sh /pasta/do/script/bkp.sh Onde: - mm = minuto - hh = hora Assim ele vai rodar o script todos os dias na hora que você configurou. NÃO ESQUECER DE CONCEDER PERMISSÃO DE EXECUÇÃO NO SCRIPT: chmod +x /pasta/do/script/bkp.sh Como ele monta a pasta como cifs e autentica no AD, funciona tanto com pastas compartilhadas no GNU/Linux quanto no Windows, com AD ou com Samba. Apesar de simples, o script é funcional. Bom proveito a todos.

Por: Antonio Schiavon


Script Player com o MPG123

Basicamento o script procura por músicas no formato MP3 no seu PATH e reproduz usando o programa MPG123. O unico incoveniente é que você precisa abrir um segundo console para parar a reprodução caso esta já estiver rodando. É preciso instalar os pacotes do MPG123 ou o seu similar gratuito MPG321 com um link de nome mpg123 apontado para o mesmo, e é claro as bibliotecas LAME. Veja como utilizar: ./player tocar - reproduz as musicas ./player parar - pára a reprodução

Por: Tulio Adriano Muniz


Base64 encode e decode

Codificador e decodificador de base64 em shell-script

Por: Perfil removido


dForm - Formatador de Dispositivos

azk

Esse script funciona como um formatador de dispositivos interativo usando a ferramenta [i]mkfs[/i]. Formatos disponíveis: - vfat - ext2 - ext3 - ext4 - ext4dev - ntfs - btrfs - cramfs - minix - msdos - xfs

Por: Alexandre (azk)


Utilizando matrizes

Este script tem a intenção de servir como material de apoio para iniciantes (assim com eu), tentei fazer da forma mais clara possível. Uma matriz é vista como um vetor, a diferença é que fica "claro" que o compilador precisará fazer alguns "saltos" que é indicado pelo campo colunas na declaração ou na chamada da função. Neste código fica nítido que na implementação de todas as funções, na variável matriz eu omiti o valor do campo referente as linhas, visto que conforme explicado anteriormente este valor será simplesmente ignorado pelo compilador, uma vez que ele se preocupa apenas com a quantidade de saltos precisará fazer. Espero que seja útil. Sugestões são sempre bem-vindas!

Por: Marcos


Conio.h para Linux (Nova versão)

Ae galera que se amarra em programação C/C++ e tem saudades da conio.h do DOS/Windows estou disponibilizado para download a versao para linux. A primeira versão (que coloquei nos Artigos) possuía alguns erros pois os programas que eram feitos para DOS/Windows não estavam ficando corretamente formatados no Linux. Agora tem também a função getch() e getche(). Até mais galera da comunidade! Lembrando que para funcionar você deve ter a ncurses instalada!

Por: Jefferson dos Santos Felix


NMAP - Script que monitora portas que foram abertas e envia por email

Fala pessoal, como estão? Bom gostaria de compartilhar com você um script que verificar dois arquivos, o primeiro será uma saída do comando nmap, o segundo também, ele checa se os dois arquivos são iguais, e se não for (isso quer dizer que alguma porta foi aberta), ele envia um email para o sysadm do server. Bom é basicamente isso, segue o Script: --- Primeiro ele gera o arquivo "base", esse servirá como base de comparação para os outros arquivos. # nmap localhost | grep open > original ---- Segue script que compara os dois arquivos: #!/bin/bash nmap localhost | grep open > atual diff original atual if [ $? -eq 0 ]; then echo "Nada Mudou" else mail emailadministrador@dominio.com.br < atual fi Você pode colocar no cron para monitorar de 4 em 4 horas por exemplo e saberá sempre que uma porta foi aberta em seu servidor. É isso ai, espero ajudar alguém. Um abraço.

Por: Darlan da Silva Encarnação


Crivo de Eratóstenes Simples em Tcl (sem Tk)

Versão de crivo simples em Tcl. Uma estranha diferença de Tcl para as outras linguagens C-Like é a de que o par de chaves "{" e "}" é usado na declaração de comandos em bloco e não somente na delimitação de bloco. Um "while" em C, C++, C# D, Java, Javascript teria em todos a mesma cara: while (...) { comandos } Em Tcl ficaria: while {...} { comandos } E o costumeiro "for" tradicionalmente escrito como for ( ... ; ... ; ... ) { comandos } possuiria os análogos três campos, mas escrito deste jeito: for {...} {...} {...} { comandos } Atribuições de dados são feitas com o comando "set": ao invés de x=5 usa-se set x 5 Operações matemáticas são feitas indiretamente, semelhante ao que ocorre em shell script: Em shell script usa-se x=$((3+4)) ou x=$[3+4] # se for suportado ou ainda let x=3+4 Em Tcl fica: set x [expr 3+4] Tk possui particularidades que não são citadas aqui por não ser usada. No mínimo diferente da maioria ... :-)

Por: Perfil removido



Anterior Proxima