Anterior Proxima

O que são e como utilizar structs

Tenho a intenção de passar uma informação básica a respeito das estruturas em C, e desde já ressaltar que para um entendimento mais "profundo" do tema é necessário mergulhar em livros de referência sobre C++. Uma estrutura pode ser definida como um conjunto de variáveis que são referenciadas por um nome. A este conjunto de variáveis dá-se o nome de "membros da estrutura". A definição de uma estrutura sempre termina com um ponto e vírgula. No código abaixo apresento um exemplo simples do uso de estruturas. Crio uma estrutura chamada aluno e que tem como membros as variáveis nome e matrícula. Na sequencia defino uma variável cadastro que é do tipo aluno. Por fim, o programa solicita as informações para cadastrar os alunos e depois imprime todos os cadastros realizados. Espero que posa ser útil.

Por: Marcos


Administração de VirtualBox com ShellScript

Administração de máquina virtuais através de Shell Script usando Dialog. Inclui criação, manutenção, importação e exportação de máquinas virtuais; criação, manutenção e importação de discos e dvd virtuais; administração de snapshot; administração de até quatro interfaces de rede, número de cpus, quantidade de memória ram e de video, entre outros. Possui uma interface de menus. Esse script foi feito para demonstrar como um script bash combinado com Dailog pode ser muito útil e conter uma aparência bem amigável.

Por: Ricardo Lino Olonca


Fazendo o somatório de 1 até N

A intenção é ajudar que outros iniciantes também entendam como funcionam as funções, como declará-las, chamá-las, passar parametros por valor. Também como utilizar uma função recursiva. Neste script tento demonstrar de forma clara essas questões citadas, e ainda faço uma funçao que resolve o mesmo problema mas de forma iterativa. Espero que possa ser útil pra alguém e sugestões são sempre bem-vindas!!!

Por: Marcos


Converte segundos para horas, minutos e segundos

Programa que transforma segundos em horas, minutos e segundos. Ex.:Usuário entra com '7322', a saída: será: 2h : 2m : 2s

Por: Santiago Staviski


Instalação do LibreOffice3.5.3 via dpkg

Este script faz o download e instalação do LibreOffice 3.5.3, a instalação é feita através do dpkg.

Por: Perfil removido


Script PHP simples que mostra IP e UserAgent do visitante, mesmo em alguns casos de proxy

Este pequeno código é capaz de mostrar o IP de um visitante, mesmo que ele esteja usando algum proxy com "pouca privacidade", não funciona em todos tipos de proxy, mas é uma mão na roda, principalmente em casos de DOS/DDOS com proxy, ele também salva um log txt no sistema mostrando as conexões realizadas.

Por: Perfil removido


Gerir VirtualHosts do Apache

Ora boas tardes, Depois de algum tempo sem escrever nada no blog , trago-vos um script em perl acabado de sair do forno que nos permite adicionar , remover , listar , verificar , desativar os nossos virtualhosts. Para tal temos temos ao nosso dispor as seguintes opções: -add : para adicionar um virtualhost no apache , para tal basta usar a seguinte sintaxe: sudo ./apache -add ex: sudo ./apache -add www.rubemlrm.com rubemlrm -rem : para remover um virtualhost no apache, para tal basta usar a seguinte sintaxe: sudo ./apache -rem ex: sudo ./apache -rem www.rubemlrm.com -dis : para desativar um virtualhost no apache , para tal basta usar a seguinte sintaxe: sudo ./apache -dis ex: sudo ./apache -dis www.rubemlrm.com -c :Esta opção poderá receber um argumento que é o para mostrar a informação do virtualhost , caso não se passe o argumento do url irá mostrar todos os .conf que estão na diretoria /etc/apache2/sites-enabled/. Para tal basta usar a seguinte sintax: sudo ./apache -c #irá listar todos os .conf da directoria ou sudo ./apache -c www.rubemlrm.com #para mostrar o conteúdo do .conf deste url -h : Por fim temos esta opção para nos mostrar os comandos que temos disponíveis. ./apache -h De seguida fica o código do script

Por: Rubem Mota


Algoritmo de Raiz Quadrada Inteira em Assembly Puro para Linux x86 (NASM - Netwide Assembler)

Algoritmo de obtenção de raiz quadrada inteira em assembly puro para Linux. Sem uso de alguma instrução para a operação ou algoritmo iterativo que necessite de valores de ponto flutuante.

Por: Perfil removido



Anterior Proxima