Cadastrando usuários para email no Slackware de forma mais simples

Esses dias, tive que cadastrar 50 usuários de email do Slackware, mas o procedimento era relativamente demorado, uma vez que eu tinha que criar o home, cadastrar o grupo, cadastrar o usuário, mudar o home, mudar o grupo e por fim cadastrar a senha (às vezes tendo que reconfirmar [ weak password ]). Pensando nisso, desenvolvi este pequeno script para fazer isso para mim. Ele executa os passos acima e a sintaxe para chamado é ./usercad.sh [nome_usuario] [senha]. Espero que ajude... :-)

Por: vhprice


rc.firebird - corrigido

Este é o script que Ken Zalewski escreveu em 2005, mas que precisava de alguns ajustes, pois não derrubava o daemon do Firebird no Slackware, uma vez que o autor apenas definiu fbmgr --shut quando, na verdade, é necessário informar ao shut o usuário e a senha para derrubar o daemon. Por padrão, o usuario é SYSDBA e a senha "masterkey". Caso você tenha alterado a senha durante a instalação do Firebird, não se esqueça de alterar dentro do script a variável ISC_PASSWORD. :-)

Por: vhprice


Verifica quais ports necessitam de atualização

Script desenvolvido pelo Garga lá da FUG, muito prático mesmo, para aqueles que trabalham com FreeBSD ou dão manutenção em algum, ele atualiza toda a árvore do Ports automaticamente.

Por: Eduardo Mendes


Protegendo arquivos contra acessos simultâneos

Este script é perfeito para administradores de sistemas, não permitindo que arquivos sejam acessados por mais de uma pessoa simultaneamente. Se um determinado arquivo estiver em uso, é aguardado um tempo antes de ser feita nova tentativa, repetindo o processo até 3 vezes.

Por: William Lima Reiznautt


Levantamento de hardware e software no Mandriva 2006

Este script faz um levantamento de softwares e hardwares que a máquina possui.

Por: Giuliano C. Domingues


Simples inventário de máquinas em Shell Script

Este script serve a um propósito muito específico: fazer o inventário do parque informático sem recorrer a soluções dispendiosas, quer no plano financeiro, quer na facilidade com a qual se o implementa. O fato de ter sido gerado em Shell garante a independência da plataforma do S. O., ao mesmo tempo permitindo se fazer o levantamento sem este mesmo S. O. À guisa de exemplo, malgrado simples, ele colhe informações sensíveis, como o número de série dos Hard Disks.

Por: morvan bliasby






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts