engos
(usa openSUSE)
Enviado em 28/02/2013 - 07:59h
Já trabalhei com algumas exatamente com o mesmo que você deseja (desenvolvimento em C/++ com notebook Dell, no caso o meu é um Vostro 3500) e segue relato de minha experiência pessoal:
- Debian: Só deu dor de cabeça, pois tirando a versão estável (que tem tudo muito atrasado e isso é ridiculo quando se tenta, por exemplo, navegar para pesquisa de detalhes), as outras travaram nos piores momentos, parecia Windows.
- CentOS: Chato de trabalhar (se reconfigurar o padrão fica bom, mas da muito trabalho), montar ambiente e deixar tudo 100%, mas uma vez adaptado meu problema está sendo que a distro "trava" na hora de desligar, sendo obrigado a forçar o desligamento no dedo, o que acaba com o HD a longo prazo.
- Fedora: Já foi melhor (provavelmente a RedHat ainda o é, mas não tive a oportunidade de comprovar), meio chato de trabalhar (idem CentOS), relativamente simples de deixar o ambiente 100% e nunca tive problema.
- Ubuntu: É um Debian melhorado e com pacotes mais atuais, mas ainda falta muito melhorar a praticidade na montagem de ambiente, estabilidade e facilidade de uso, sem contar que as mudanças que fizeram para o desktop "ferra" algumas aplicações, inclusive em Java.
- SuSE: Muita boa em todos os sentidos, mas utilizei a versão paga, a versão free não tenho idéia de como esteja.
- Mandriva: Nunca tive problemas, configurar todo o ambiente é super simples e prático (na versão PowerPack mais ainda), alem de habilitar todos os recursos (webcam, wireless etc) com muito mais facilidade que as outras distros, pena que estão "enrolando" para sair a nova versão.
Todas as distros passaram por experiência de ao menos 3 meses, como desktop e server ao mesmo tempo, para minhas aplicações, sendo que trabalho com C/C++ e Java para Windows/Linux/Solaris e Android.
Claro que cada pessoa tem suas facilidades e de acordo com o sistema que você vai desenvolver vai usar tecnologias que podem favorecer uma distro ou outra, pois quem disse que é "tudo igual" deve ter muito pouca experiência em desenvolvimento, pois muitos pacotes que podem ajudar a vida, por exemplo a instalação de um LAMP, do RoR ou simplesmente BOOST, varia e muito de uma distro para outra, principalmente se a versão for importante, pois para algumas tem que ser feito na mão (o que pode ser um parto) e para outras já existe no gerenciador da distro.