joaowendel
(usa Ubuntu)
Enviado em 16/06/2015 - 16:35h
Pessoal,
O tópico é antigo mas vou deixar aqui minha experiência atual (ano de 2015) sobre como conseguir portas abertas na NET.
Pra começar, as portas bloqueadas no plano residencial são as seguintes: 21 25 53 80 110 135 136-139 443 445 587 434
Essas portas são bloqueadas para usuários domésticos simplesmente para vender o plano empresarial, que é um pouco mais caro.
O desafio é o seguinte: fazer a NET trocar seu plano residencial por um empresarial sem lhe cobrar a mais por isso. Não adianta tentar brigar com eles pedindo pra liberar as portas, pois eles não vão liberar. Eles não podem alterar as configurações de um plano, o que podem fazer é TROCAR o seu plano. O plano residencial tem previsto em contrato o bloqueio das portas citadas, vocês podem conferir no site da NET, isso está bem claro.
Mas vamos ao que interessa:
1. Entre em contato com a NET pedindo a liberação das suas portas. O atendente normalmente nem sabe o que é isso, então não perca muito tempo tentando lhe explicar do que se trata. Ele não vai liberar. O importante neste passo é você conseguir o NÚMERO DE PROTOCOLO. Anote o número, dê tchau e desligue o telefone.
2. Entre no site da Anatel. Seção "Fale Conosco" (link direto:
http://focus.anatel.gov.br/focus). Este é um sistema muito bom da Anatel, onde você protocola sua reclamação e as operadoras precisam resolver o problema em 5 dias. Esse site é uma das poucas coisas do governo que funciona bem na defesa do consumidor. Faça seu cadastro e acesse o sistema.
3. Dentro do sistema, cadastre sua reclamação contra a NET. Vá seguindo os passos: Registrar Reclamação => Iniciar Registro => Banda Larga Fixa => Oferta => Produto ou serviço diferente do que foi ofertado pela prestadora.
4. Preencha os dados, coloque aquele protocolo que você anotou e, no campo descrição, escreva o seguinte:
"Adquiri um plano de internet Virtua XX MB. Ao precisar utilizar as portas de conexão entrantes HTTP (80), FTP (21) e HTTPS (443) para efetuar testes em um software que desenvolvo, tive a infeliz surpresa de descobrir que tais portas são bloqueadas pela NET no plano residencial, sendo liberadas somente nos planos empresariais. Em momento algum me foi informado pela NET de que o plano contratado possuía tal restrição. Um plano de internet deve, a princípio, ser fornecido sem restrições em relação a navegação, caso contrário está infringindo o princípio da neutralidade definido no MARCO CIVIL DA INTERNET (Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) em seu Art. 9º, § 3º: "Na provisão de conexão à internet, onerosa ou gratuita, bem como na transmissão, comutação ou roteamento, é vedado bloquear, monitorar, filtrar ou analisar o conteúdo dos pacotes de dados, respeitado o disposto neste artigo". Desta forma, solicito o imediato desbloqueio das conexões entrantes em nosso terminal nas seguintes portas: 21, 25, 53, 80, 110, 135, 136, 137, 138, 139, 443, 445, 587 e 434."
5. Envie a reclamação. Aguarde até 5 dias úteis para alguém lhe telefonar (normalmente eles mandam alguém com um padrão de inteligência superior aos atendentes normais). Converse com o atendente, explique seu problema e bata o pé dizendo que o bloqueio de portas fere o Marco Civil da Internet (isso é sério, você está com a razão!!!!). O atendente vai querer resolver o problema pra você, a função dele é esta. Ele irá oferecer a troca de plano sem custos adicionais. Se ele não oferecer, proponha isso. Pra eles não custa nada e eles terão um cliente satisfeito e uma reclamação resolvida.
Bom, é isso. No meu caso deu tudo certo e tenho certeza que dará certo na maioria dos casos. Não vale a pena ficar criando gambiarra no modem/roteador pra tentar liberar as portas. Não perca seu tempo, a resolução ia ANATEL é mais prática, rápida e profissional, sem gambiarras que te deixam na mão.
Boa sorte a todos!