Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 28/02/2011 - 10:35h
Quando o relógio desconfigura por questões de fuso horário a causa é por detalhes das configurações.
Quando atrasa "minutos" (e jamais adianta), é questão da bateria mesmo.
Quando há problema de configuração, o horário pode atrasar ou adiantar, porém sempre com um valor correspondente a diferença de fuso horário.
É comum para mim ter horários diferentes quando fico instalando novas distros e depois reinstalo meu HD original, pois isso pode provocar discrepâncias de até duas horas a mais!...
(Porém reiniciando o PC a coisa se conserta por si só).
Observe que, ao ligar o micro pela primeira vez no dia, o relógio deve estar atrasado. Porém, depois de algumas horas (ou minutos) de trabalho, o mesmo permanece estável INDEPENDENTEMENTE DO SISTEMA OPERACIONAL OU DO PROGRAMA QUE ESTIVER RODANDO NO MOMENTO.
Isso ocorre porque a bateria também funciona como um capacitor, que pega alguma carga residual e a mantém durante algum tempo.
Entenda o "mistério":
Depois de algum tempo após o desligamento do micro, a bateria começa a descarregar (da mesma forma que uma bateria de automóvel).
Dessa forma, pode-se desligar o micro por alguns minutos (quantos?) e tornar a ligá-lo, que o horário estará correto.
Mas se deixar passar muito tempo o fenômeno certamente ocorrerá de novo.
Essas baterias de lítio custam pouco (uns R$ 5,00, por aí), e podem ser substituídas com uma certa facilidade (nem tanto assim em se tratando de notebooks), porém tal substituição é recomendável que seja feita por pessoas razoavelmente habilidosas, sob pena de inutilizar o suporte da bateria, o que certamente criará um problema muito mais grave ($$$).
O tipo mais comum de bateria - e que é esse facil de trocar - é aquele que se parece com uma moeda, porém existem "bujões" que parecem capacitores e que são soldados diretamente à motherboard.
Não sei se ainda existem umas "caixinhas" retangulares (caríssimas) e de difícil substituição.
Normalmente essas caixinhas eram tão misteriosas que muitos "técnicos" nem mesmo sabiam o que era aquilo...