
paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 07/01/2018 - 22:36h
<windows.h> é o cabeçalho referente a API Win32, que não se refere apenas a interface gráfica, mas a todo o sistema WIndows.
Desenvolver aplicações gráficas com Windows usando
apenas Win32 é, de um ponto de vista moderno e para um desenvolvedor de aplicações finais, geralmente muito penoso. Mesmo para Windows, geralmente se usam
front ends que aliviam detalhes internos da API nativa. A própria Microsoft oferecia para C++ a biblioteca MFC (
Microsoft Foundation Classes) a fim de facilitar a vida dos desenvolvedores de aplicações em C++.
Mas a MFC não é a única opção do mundo Windows para esconder a complexidade da Win32 API (e não foi nem mesmo a primeira: a OWL, da Borland, surgiu quase dois anos antes). Existem diversas alternativas, tanto comerciais como gratuitas e de código aberto, usando recursos e conceitos de programação mais modernos, e algumas delas suportando não apenas Windows, mas também Linux e outros sistemas. Entre as que são portáveis para múltiplos sistemas, eu destaco Qt (e a indico), GTK+, wxWidgets (da qual tenho a vaga lembrança de ter lido em algum lugar que é a mais parecida com a MFC, mas nunca usei nenhuma das duas, e não posso confirmar) e FLTK.