paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 27/12/2012 - 19:54h
iceman escreveu:
goKernel obrigado pela sua resposta.
Para maiores esclarecimentos gostaria de uma opinião assim como você postou.
Qual linguagem é melhor?
Melhor para quê?
Se o seu projeto realmente é de automação, entendo que você eventualmente terá de fazer manipulação de hardware, leitura de sensores e controle de dispositivos físicos, além de algumas partes possivelmente necessitarem de garantias sobre tempo máximo de resposta. Tradicionalmente, essas operações requerem um nível de acesso mais próximo da máquina, que geralmente é oferecido por meio de bibliotecas escritas em/para linguagem C ou C++. Mas hoje em dia pode ser que você só precise mandar mensagens via rede ou bluetooth para os dispositivos remotos que você quer automatizar, o que pode facilitar a existência de bibliotecas em outras linguagens, como Java ou Python. E nada impede que você desenvolva algumas partes numa linguagem e outras partes com outras (por exemplo: acesso de baixo nível ao dispositivo em C, e interface com o usuário em PHP, via browser). Depende muito do que você quer fazer.
Fica difícil dar uma resposta específica se você não der detalhes.
Qual interface e banco de dados?
De novo, depende do que você quiser fazer.
E como compilar na determinada linguagem?
Idem.
Estou começando em java, mas tenho dúvidas pois gostaria de acrescentar mais tarde esse programa em iphones então acho que java é melhor. Gostaria de uma solução também de como compilar no Linux pois meu outro programa em java comecei no windows e não conseguia compilar com o comando make e o JDK não vem mais nos repositórios.
Se você pretende programar para iPhone, não deve usar Java. A linguagem padrão de desenvolvimento nessa plataforma é Objective-C (que eu, por sinal, nunca usei).
Por outro lado, Java (acrescido de muitas bibliotecas personalizadas da Google) é a linguagem padrão de desenvolvimento para Android. Talvez você tenha de reimplementar o mesmo código em mais de uma linguagem e com mais de um conjunto de primitivas de programação.
Com relação à forma de compilar programas em Java no Linux, nada o impede de baixar o JDK diretamente do site da Oracle e instalá-lo na sua máquina. Mas muitas distribuições estão incluindo o OpenJDK por padrão e, embora no começo de sua existência o OpenJDK fosse muito ruim, faz tempo que não vejo dar problemas com os programas da Receita Federal e sites que usam plugins em Java (que são os dois únicos usos que faço esporadicamente dessa linguagem, da qual eu não gosto nem um pouco).