Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 26/03/2024 - 10:59h
aguamole escreveu:
A então o objetivo é reduzir a prioridade, você disse aumentar a prioridade antes.
Não seria melhor definir a prioridade no script clamoncc-bash.sh usando o nice? ao invés de fazer isso no systemd? A tanto faz né. A diferença é que no systemd tem que dar reaload no systemctl mas só muda isso.
Mas reduzir a prioridade não diminui a sobrecarga, o que faz é o CPU dar mais atenção para outros processos e ignorar a demanda do clamonacc, e também o clamonacc ele não scaneia os arquivos, quem scaneia é o clamd ele só passa para o clamd a lista de arquivos a ser scaneiado, então teria que mudar a prioridade é do clamd mesmo.
$ man clamd
SCAN file/directory
Scan a file or a directory (recursively) with archive support enabled (if not disabled in clamd.conf). A full path is required.
É por isso que o clamonacc depende do clamd, porque é o clamd que faz o serviço pesado.
https://docs.clamav.net/manual/Usage/Scanning.html#clamonacc-v0102
"O On-Access Scanning (clamonacc) do ClamAV é um cliente que roda em seu próprio aplicativo junto, mas separadamente da instância clamd. O On-Access Scanner é capaz de impedir o acesso de/para qualquer arquivo malicioso que ele descobrir - com base no veredicto que recebe do clamd - mas por padrão ele é configurado para ser executado no modo somente notificação, o que significa que ele simplesmente alertará o usuário, se um arquivo malicioso for detectado, executará quaisquer ações adicionais que o usuário possa ter especificado na linha de comando, mas isso não impedirá ativamente que os processos leiam ou gravem nesse arquivo."
O calmonacc é necessário na tal proteção em tempo real, mesmo só avisando o clamd (que faz o serviço pesado) justamente para não consumir recursos da máquina, o clamonacc avisa qual arquivo dá para abrir e qual não de acordo com as configurações Include/exclude path no clamd.conf, além das outras, depois o clamd entra em ação, entendeu?
O clamonacc surgiu na versão 0.102, portanto, surgiu depois justamente para sanar um pouco o problema de consumir recursos.
Claro que tu pode usar sem o clamonacc, mas daí consumirá mais memória e mais CPU ainda. Caso tu tiver uma configuração robusta de hardware, pode usar o clamd direto.
E no limits.conf coloque os dois então, eles têm funções diferentes:
...
clamonacc - priority 15
clamonacc - nice 15
# End of file
Caso colocar o clamd no arquivo dará erro após rodar o source.
Eu, particularmente, só coloquei as linhas no limits.conf porque o Henrique falou que estava com consumo alto de CPU, coisa que eu nunca tive aqui e acredito que é por causa de ter aumentado os limites de controle para 20M, além dos outros parâmetros, como escrevi acima no outro post e também porque tenho boa quantidade de RAM na máquina.
E leia de novo:
"A linha diz ao sistema para dar a prioridade 15 para o ClamAV que é mais alta do que o padrão 10, mas permite ao ClamAV ter mais acesso à CPU e isso consome menos recursos."
Nada a ver com aumentar ou diminuir a prioridade por si só, mas tem a ver com o padrão e com colocar a prioridade num limite certo para não consumir tanta CPU no escaneamento ao abrir cada arquivo.
Lembrando que o ClamAV não fica escaneando o tempo todo (aliás, nenhum anti-vírus faz isso), o ClamAV especificamente escaneia quando alguma coisa acontece no sistema e isso de acordo com as configurações dos arquivos ou quando você decide escanear uma pasta em específico também de acordo com as configurações dos dois arquivos.
E lembrando também que a função principal do ClamAV é ser um anti malware (que é projetado para "pegar" tudo; em 'malware' inclui-se vírus, ramsonware, etc) de um modo geral para e-mails, o clamav-milter é a função principal dele, o clamscan e o clamdscan são, grosso modo, acessórios.
A Cisco está implementando o ClamAV como anti-vírus, mas é uma solução de código aberto, então acredito que será assim por um bom tempo, dependendo de cada um configurar de acordo com as suas necessidades.
É a tal liberdade do Linux, que, por um lado é bom, mas por outro lado nunca existe uma configuração padrão, vai de cada sistema, hardware, etc.
No link abaixo tem ótimos exemplos de configurações (com explicações) para usar no clamd.conf, vejam nos Use Case:
https://docs.clamav.net/manual/OnAccess.html
_________________________________________________________
Always listen the Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!