Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 07/10/2021 - 23:34h
pedraqronca escreveu:
Acredito ser uma atitude louvável do presidente do TSE e das pessoas envolvidas na programação da urna eletrônica.
Quanto mais olhos, mais olhos de pessoas más, mas também mais olhos de pessoas boas.. E existem mais pessoas boas do que más, disso eu tenho certeza, por que se não não teríamos chegado ao nível de civilização que nos encontramos.
Então...
Ele está "abrindo" o "código" pra meia dúzia de técnicos que os partidos escolhem. Cada partido escolhe o seu time e pronto.
Resumidamente, a trollagem da tal transparência começa ai, pois, isso nunca vai ser transparente. Como dito anteriormente, pessoas tem um preço.
Eu ou você não podemos chegar e baixar o código fonte da urna para ver, estudar... Não deixa,.
Lembro que a uns anos atrás, um dos maiores pesquisadores das urnas aqui no Brasil, vivia reclamando que em todos as vezes que o TSE "abria" o código, eram pedaços e sempre faltava alguma coisa.
O código como é baseado no Linux, não poderia ser tratado dessa forma, praticamente virou algo proprietário e sem transparência.
pedraqronca escreveu:
Há um tempo atrás, eu assisti a um palestra do Brian Fox (criador do Bash). Ele tem se envolvido com programação de votação eletrônica e até citou o Brasil como um lugar exemplar onde o software da urna é Open Source e que o código é aberto antes das eleições. Acho que ele falou sobre a importância de se ter um comprovante de votação impresso, mas realmente não me lembro dos detalhes dessa parte da palestra..
O lance é o seguinte.
A urna é baseada no Linux, que é Software Livre.
A urna é código OpenSource, que pode ser fechado dependendo da licença. Entendeu ? Não existe transparência no nosso sistema, pois como dito anteriormente, não se tem nenhuma garantia que o software usado nas urnas no dia da votação é o mesmo que foi auditado pelos times dos técnicos que os partidos escolheram. O mesmo vale para o sistema de contagem/apuração. Pra falar a verdade, não se tem certeza, nem se o hardware da urna é o mesmo que foi usado nos testes que o TSE realiza (um jogo de fumaça apenas...).
A impressão do voto não seria o ideal, pois ia rolar muito voto de cabresto. Lembre-se, esse país não é uma coisa séria.
Seria mais interessante outros sistemas de conferência, tipo algo com base em blockchain ou sei lá.
pedraqronca escreveu:
Agora, pessoalmente, eu acredito que o código fonte seja seguro. Não tenho tanta certeza a respeito da *transmissão* dos dados da votação urna -> TSE. Acho que há uma boa forma de interceptar a transmissão e enviarem os dados que quiserem... Se os hackeres souberem exatamente o mecanismo de autenticação, handshake etc etc (Redes), talvez pudessem fazer um ataque man-in-the-middle.. Mas isso é especulação minha pois não sou da área e não entendo de Redes, mas acrdito que um ataque desses deve ter um tamanho limitado, e se for perceptível, ainda os partidos políticos poderão refazer uma parte da contagem já que os resultados de cada urna em cada seção de votação são liberados.. Mas imagina a mão de obra, tanto do lado hacker quanto dos partidos políticos!
Eu acho que o código é totalmente inseguro, pouco transparente e cheio de bugs.
Se o TSE teme tanto que algum hacker acesse as urnas,qual seria o sentido, já que de acordo com eles, elas não tem acesso a internet? O que raios um hacker vai fazer em cada zona eleitoral desse país tentando hackear uma coisa sem acesso a internet? Só se ele usar hacking por osmosena urna hahaha...
Mas falando sério.
O próprio TSE se contradiz.
Se as urnas não tem acesso a internet, pq a preocupação com isso? A alteração de uma ou outra não faria alteração nenhuma dentro do quadro geral, mas porém....
Se por acaso a urna tem um hardware que possibilite ela se comunicar com a internet? Alguém já parou pra pensar nisso?
Uma placa wifi de um smartphone é minúscula, imagina em um trambolho daquele tamanho que é a urna. Quem garante que não tem nada rodando em segundo plano ali, alterando os valores dos votos em tempo real, até alcançar um limite x estabelecido e depois se autodestroem? O mesmo no sistema de votação!
O TSE acha que somos bobos, fáceis de enganar, basta bater no peito e afirmar: "La garantia soy yo". Mas esqueceram do básico, sistemas são burlados, não existe sistema 100% seguro em qualquer parte desse planeta.
Então, minha opinião é simples. Não confio no nosso sistema de votação e pronto.
Valeus, T+
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang:
"Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";
" Ignorance is bliss, for learning is the highest joy. " - High Elf Archer