walescko
(usa Debian)
Enviado em 07/11/2010 - 23:44h
Enem deu problemas, realmente, Vai dar muito pano para manga, com toda a a certeza. MEC falar que 40min não fazem diferença, depende do lado que se está, numa prova longa como é 40min não são nada, passam rápido demais.
Professores em geral vão chiar por causa das trapalhadas que ocorreu no Enem desse ano. Como professor, acho válido iniciativas como o Enem, pelo menos a proposta no papel é boa. Mudar o sistema de ensino que temos, é a grande luta que os professores novos tem no dia-a-dia.
Problema de nosso sistema é que o currículo vigente mostra-nos um caminho a seguir onde as disciplinas devem trabalhar entre elas ao redor de um tema, contextualizado e em acordo com a realidade do aluno, porém o que temos na prática mesmo, é cada disciplina cuidando de si mesmo, cada professor cuidando apenas de sua matéria sem se comunicar com os demais colegas quanto ao desenvolvimento dos assuntos, muitos colegas meus, professores, não contextualizam, não dão atenção aos fatos que estão ocorrendo em nosso cotidiano.
O Ensino no Brasil (Público e Privado) estão agonizando, alunos não querem nada com nada, professores não se atualizam. Quem termina o Ensino médio nesse país sabendo alguma coisa é um herói. Reformar o sistema não basta, tem que "reformar" quem está no sistema para mudar realmente. Quem faz propostas para o nosso Ensino, hoje, está alucinado e não sabe nada da realidade da sala de aula. Os "cabeças pensantes" desse país, nunca ouviram quem mais tem experiência com o ensino nesse país: professores e alunos.
Mais um pouco: a família tem que participar no Ensino também, não tem como uma escola trabalhar sem haver participação dos responsáveis pelos alunos.