xerxeslins
(usa openSUSE)
Enviado em 29/07/2013 - 18:09h
-Como você conheceu o GNU/Linux?
Em 2003/2004 eu descobri que existia Linux, por causa das mensagens de saída dos usuários do IRC que diziam que estavam usando Linux, mas não sabia como era. Achava que era um sistema para hackers.
Em 2007, na faculdade, conheci um aluno que usava Gentoo. Fiquei curioso e ele falou super bem do Linux. Ele recomendou usar Ubuntu, já que eu era iniciante.
Aí eu instalei Ubuntu, entrei no VOL e comecei a fuçar e a aprender a configurar o sistema.
Com o tempo eu fui testando algumas outras distros. Teve um período em que eu achava que Slackware era a melhor distro de todas. Depois passei a achar Arch a melhor de todas. Depois fiquei com crise de distro e depois passei a gostar mais das distros fáceis e "out of the box".
Consegui instalar Gentoo e deixá-lo funcional 2 ou 3 vezes, mas quebrei o sistema todas as vezes e acabei desistindo... ainda admiro distros Gentoo-like, e acredito que tenho capacidade de aprender, mas não tenho paciência.
Por isso hoje eu uso Mint, Ubuntu e gosto de Debian. Perdi um pouco do gosto por Slackware e Arch.
-Porque você usa GNU/Linux?
Por ser mais divertido. Tem essa comunidade VOL que é muito legal. Linux é mais seguro, mais personalizável, tem a filosofia de software livre (do qual sou simpatizante e não defensor). Usar Linux abre a mente, é uma mudança de paradigma já que o "normal" é todo mundo usar Windows.
Eu poderia comprar um Mac, mas não sinto no sistema da Apple o apelo à uma comunidade unida por um senso de união e de compartilhamento de ideias.
Nunca tive muita vontade de usar BSD porque pra mim, (posso estar errado), na prática vai ser igual ao Linux em termos de softwares, interface gráfica, e experiência de usuários comum... Com a desvantagem de ter menos opções de distribuição. Não nego que o BSD seja mais seguro, mas a segurança do Linux já serve para meu uso doméstico.
Uso Windows as vezes por conta de UM jogo e gosto do MS Office. Mas prefiro Linux.
-E o que é o GNU/Linux pra você?
Um exemplo de que é possível, através do trabalho e esforço mútuo, construir e compartilhar conhecimento livre das amarras de empresas que querem ser donas de soluções. Para mim, soluções em área de TI e conhecimento em geral, tem maior valor quanto mais for divulgado e conhecido. Dessa forma todos ganham em vários sentidos. A humanidade se beneficia e não apenas uma ou outra empresa.