removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 23/06/2018 - 18:23h
olha, tenho testado vários deles
todos cumprem o que propõe: facilitar a sua vida de forma geral, pra que você não precise ir para o terminal a todo momento (como inclusive se fazia antigamente).
em geral as pessoas acabam elegendo as suas prediletas e é importante salientar que isso são opiniões.
GTK ou QT? Arch ou Debian-based? até mesmo bsd entra nessa história (um outro sistema operacional que NÃO USA KERNEL LINUX).
mas posso resumir pra você da seguinte forma:
>> xfce é muito bom e leve - roda em praticamente qualquer computador. Coloco ele em vários computadores de amigos. É fácil. Intuitivo e dificilmente trava.
>> cinnamon, tenho utilizado e não tenho do que reclamar. Inclusive o time do Linux Mint, depois que abandonou o KDE dentro do projeto deu um up e tanto na interface de forma geral. está bastante fluida e intituititva.
>> kde plasma é uma interface linda, razoavelmente leve (em especial no KDE Neon e Manjaro KDE), contudo acho que pode confundir o usuário iniciante. tem a proposta de colocar as opções configuráveis na base do clique. Então encontra-se muita coisa na interface para configurar marcando caixas de diálogo. Bom para alguns, mas pode causar algum problema para outros.
apenas um adendo sobre o KDE plasma: o que eu disse tem haver com o cuidado de se oferecer um ambiente para um usuário iniciante - como minha tia mais velha, mas particularmente eu gosto muito do KDE. Acho ele inclusive superior ao que o Mac OS se propõe.
>> fluxbox, i3, openbox, são bons, mas eu acho que um usuário final ainda leigo pouco provavelmente irá se dar bem com eles.
Sistemas operacionais: sugiro qualquer debian-based, fedora ou suse, mas me dá vontade de recomendar os arch-based também (mas é só vontade, por que rolling releases ainda me deixam um pé atrás pra oferecer pra alguém que não quer nem abrir o terminal).