lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 09/01/2016 - 20:57h
Vejam bem, meu problema não é com o Debian, mas com as Debian-like. Ainda que eu não goste do apt-get (um bolo de fezes) e o conceito de metapacotes como implementado no Debian seja um dos piores lixos que eu já tenha visto em tecnologia da informação (o metapacote acaba se tornando hard dependency dos pacotes que ele puxa), o Debian tem seu merecido lugar não só na história do GNU/Linux como na história da tecnologia como um todo.
Porém, a birra se deve ao que o Ubuntu fez com o Debian. A distro do astronauta cara-de-pau foi responsável por uma queda mais do que sensível na qualidade dos pacotes do tipo .deb, e os padrões de criação de código e empacotamento estabelecidos pela Canonical (que são uma bela duma porcaria) corromperam (por falta de termo melhor) os padrões do Debian (que eram altíssimos, por sinal), sendo uma das razões pelo lixo que foi o Debian 7.
Não podemos negar, porém, que o desgraçado do Mark Shuttleworth só pode fazer as lambanças dele no mundo do Software Livre (ele só está abaixo do Lennard Poettering na minha opinião) porque um dia houve a criação do Debian.
Quem quiser maiores explicações eu dou semana que vem. Arranquei um siso nesta semana, com direito a ter passado 40min na cadeira do dentista e a anestesia ter perdido efeito no meio do procedimento.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Professor de Filosofia por paixão, halterocopista por gosto e moderador do VOL
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta