albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 08/09/2016 - 16:54h
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que consideram com o que vai acontecer com os sistemas GNU/Linux daqui para frente com a adesão de tecnologias de softwares que querem servir como uma base para o gerenciamento "total" do sistema. Por exemplo: SystemD, Udev, PackageKit entre outros. Sei que ja existem topicos aqui no vol falando sobre as vantagens e desvantagens de tais ferramentas mas o que eu realmente quero saber é se essas ferramentas não acabam por obstruir o proposito do GNU e da sua filosfia. Lembro que li que o GNU e o Unix segue uma regra de fazer uma ferramenta para desempenhar uma função bem feita e não construir uma ferramenta com milhares de linha de codigo que queira desempenhar diversas funções. Ao meu ver elas tiram o controle do administrador do sistema.
Minha opinião, não seguem mais o propósito do GNU.... outras coisas já não seguiam antes! GNU puro é só software Livre! Distros GNU puras, existem pouquíssimas (exemplo GNewSense) e não é fácil trabalhar com elas.... nem driver de vídeo 3D elas tem,,,, São só para quem gosta muito delas, tipo Stallman.
Sim, os linux modernos, o administrador tem menos controle...
(pelo menos "controle que aparece, intuitivo"), se vc entende, o que quero dizer que usuário bem experiente, ele remove até o systemd, se quiser, dá um trabalhão, mas dá para fazer, em fiz num de meus sabayons)
No distrowatch o numero de distribuiçoes só se faz crescer mas na realidade crescem distros baseadas umas nas outras e parece que a maioria das distros estão querendo atender muito aos usuarios que estão migrando da plataforma windows e deixando tudo pronto para o uso sem se preucupar com o aprendizado que o usuario teria se ele tivesse que fazer suas proprias incrementações para deixar o sistema pronto do jeito que ele quer.
Sim, é verdade, mas minha opinião, principalmente linux de empresas ou corporações grandes. Ubuntu, Mint, openSUSE, fedora...
mas ao meu ver, a idéia não é bem, hoje, pegar quem migra de windows, mas sim, deixar fácil para o usuário final....
Mas o ponto que eu quero realmente chegar é tudo evolui mas será que a epoca de ouro (que por sinal nao fiz parte) do GNU/Linux onde os usuarios tinham que realmente botar muito mais a mão na massa (escrever para resolver os problemas) vai chegar ao ponto de desaparecer ou essa e uma preucupação que eu não deveria ter?
Minha opinião, preucupar não adianta... Isso parece ser uma evolução.... mesmo Arch já migrou para systemd, mesmo slackware, já não compila tudo no braço... Resumo nem as distros de Filosofia "Kiss" são 100 % Kiss agora...
Independente de vc se preucupar ou não, isso não mudará o futuro... até Slackware tá mudando...
Por exemplo: Distros como Slackware, Gentoo e Arch são distros que seguem uma filosofia fiel e principios de serem realmente faça você mesmo. Será que elas irão adotar esse (o arch ja adota o systemd) tipo de software que quer gerenciar tudo fazer todo o papel que o administrador deveria fazer?
Veja a resposta acima. Minha opinião, até Slackware e Arch não são mais Kiss puro.... Gentoo? tem gente trabalhando em Live DVD Gentoo e até tem programadores pesquisando possibilidade de instalador gráfico em Gentoo.
EU já considero o GNU um sistema com ambientes graficos muito melhores que do Wind... mas já percebo a tendencia de muitas distros seguirem o exemplo do wind... e automatizarem suas tarefas para tudo ser realizado por cliques. Isso não é ruim?
Acho que nem todos os ambientes gráficos são GNU. tem coisas que não são código aberto, mais... Tá automatizando, sim. Se isso é ruim? não necessáriamente... exemplo, hoje , alguns linux detectam e acertam as impressoras automáticamente... Se um dia Systemd, Pulseaudio funcionarem melhor... vai ficar mais fácil. Ruim.... o "Dinossauro" Unix achará ruim, mas não é ruim pro usuário final.
Eu possou um distro que considero "facil" no sentindo de que ela veio praticamente pronta, fiz poucas modificações nela quase não precisei editar nenhum arquivo de configuraçao. Mas na real o prazer em utilizar o GNU não seria realmente de poder trabalhar e editar sempre arquivos de configuração? Ou realmente a tendencia é a escrita e o esforço em editar umas linhas de comando ser substituidas pela conveniencia de fazer tudo através de cliques de mouse.
Isso é uma opinião pessoal, é puramente gosto,,, Eu gosto comandos, mas também gosto as GUIS. gosto de usar "cp" mas também gosto de interfaces gráficas... gosto de fuçar, mas também gosto quando tudo funciona direto. Ou seja, eu gosto as duas coisas, mas isso é um gosto meu.
Será que em 2020 ainda vai existir uma distro fiel e seguindo a risca os padrões do GNU, do UNIX e não se tornando maria vai com as outras?
Olha, quatro anos é muito tempo... difícil avaliar, mas padrões GNU puros, quase nada mais segue... Unix? Linux já é bem diferente de Unix, a anos.... só Slackware parece um pouco Unix.... Gentoo parece Unix, agora, só um pouquinho de nada... Bom, BSDs "parecem" Unix, mas porque SÃO UNIX, não são Linux.
Ou seja será que a tradição vai ser substituida pela conveniencia e a modernidade.
Já está sendo.... Tradição? Olha Gentoo mantém um pouquinho.... (Funtoo? mantém menos ainda) ,Slackware mantém um pouquinho.... Arch mantém um pouquinho...
Sou muito newbie mas ainda gostaria de chegar ao ponto de fazer tudo por linha de comando (acho lindo isso) e deixar a interface grafica quase sem uso (sei que para assistir filmes, alguns sites na internet preciso dela)
Olha, acima já dei minha opinião. Eu gosto as duas coisas... mas isso sou eu... tem gente que só clica, outros só usam terminal, mas já tem muita gente que usa as duas coisas, acho que a maioria....
ex. copiar dois arquivos? cp... mas copiar 60 filmes? muito mais fácil com o gerenciador de arquivos;;;; instalar um pacote? comando.... mas instalar 50 pacotes, quando vc não sabe o nome deles? muito mais prático com os gerenciadores de arquivos.
Cumpre lembrar uma coisa... Linux nunca será como Windows! "obrigado" ninguém é.... explico, se VC QUISER, vc usa comando em Mint e deixa ele simples! SE VC QUISER, vc faz um Gentoo fiar com KDE5 e 500000 GUIS gráficas, só clicar.... LInux é VERSÁTIL, modificável.... Windows não....
Em Linux, vc tem escolha, Liberdade, em Windows, não
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas:
Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.