removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 05/06/2015 - 11:04h
kyetoy escreveu:
O conceito de estável e instável não é mais utilizado.
...
Uma distribuição estável é um ambiente previsível, sem alterações significativas que possam alterar o modo de funcionamento do ambiente ou de algum software incluso nela após o lançamento, e que deve funcionar conforme o especificado na documentação.
Exemplo: Se ela foi lançada com o kernel X, este será mantido com pathes de segurança durante todo o tempo de suporte do sistema.
O mesmo vale para softwares como, mysql, postgresql, php, samba, LDAP, squid, python, gcc, libc e por aí vai.
Então você não correra o risco de preparar um ambiente e meses depois ele parar de funcionar devido a versão do serviço ou alguma dependência deste ter mudado e agora se configura de outra maneira.
Isto até pelos objetivos das distribuições, não é oferecido por "qualquer" distribuição a seus usuários/clientes.
Eu uso o arch a tempos como desktop, mas jamais faria uma instalação dele para algum cliente apenas porque gosto da distribuição e a conheço muito bem, pois nele as mudanças são constantes e não posso prever o que mudara no futuro.
A mesma coisa vale para qualquer outro ambiente, com documentação escassa ou que não tenha longo tempo de suporte, onde apos um período de pouco mais de um ano, muita coisa pode mudar e no mínimo se teria um grande retrabalho para adaptar o ambiente a nova realidade da distribuição.
Outra questão muito importante é a segurança, distribuições como o Red Hat (E por consequência seus clones), Debian , SLES e mesmo o Ubuntu. Possuem times de segurança onde este tipo de falha é analisado e as correções são catalogadas com numero CVE, documentadas e liberadas (Para o Red Hat, existe como você assinar uma lista para receber por e-mail alertas para providenciar as correções no seu ambiente) e este assunto é tratado com bastante seriedade e profissionalismo.
Pesquise as ultimas falhas graves de segurança e analise nas paginas e fóruns das distribuições, quanto tempo depois de distribuições como o Red Hat por exemplo, documentarem e liberarem uma correção as distribuições para desktop o fizeram (Não vou falar das remasters/refisefuquis, onde o tema sequer é tratado).
Resumindo, é mais sensato esperar um sistema estável, onde "ser estável", previsível é justo um dos objetivos e característica da distribuição em questão.
--------------------------------------------
...- .- .. -.-. --- .-. .. -. - .... .. .- -. ...