Qual a distribuiçao mais estavel? [RESOLVIDO]

25. Re: Qual a distribuiçao mais estavel? [RESOLVIDO]

Patrick
Freud_Tux

(usa Outra)

Enviado em 07/06/2015 - 10:58h

lcavalheiro escreveu:

ALVAROJOSE escreveu:


Cara, com certeza é o Debian. Ela é considerada a mais estável de todas. Antes de lançarem qualquer versão, a mesma é testada por dois anos, para ser considerada estável. Existem 3 versões dele, o Unstable(Sid), Testing e Stable. A última que falei é a mais indicada para uso doméstico e empresarial. Testing e Unstable é só para quem qurper se arriscar.


Engano seu. Debian traz systemd e PulseAudio como hard dependencies do sistema. Significa, em termos miúdos, que ele é instável.

Hoje o título de distribuição estável só pode ser ostentado pelo Slackware e pelo Gentoo. O Gentoo é estável, apesar do rolling release bleeding edge de sua filosofia, porque existe uma preocupação muito grande com a transparência como os pacotes são escolhidos e porque estes são compilados localmente. Slackware porque uma nova release só é lançada quando está pronta, e apenas com pacotes comprovadamente estáveis. Melhor prova da estabilidade o Slackware: não tem GNOME.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


Systemd e Pulseaudio está aqui e o sistema está tranquilo, sem nenhum problema. Se eu tentasse fazer o que eu faço com o Debian, com outros sistemas, tenho dúvidas que o outro sistema sobreviveria.
O Debian Testing e o Stable tem uma estabilidade muito grande. Só não ocorre o mesmo com o SID, pois é uma versão eternamente instável. O Debian Stable tem seus pacotes amplamente testados, e só depois disso é lançado como tal. O Slackware faz o mesmo.
O fato de não ter o gnome em seus repositórios não é prova de que seja estável. Estamos falando de sistemas como um todo, não somente de "Interfaces".
O Slackware tem lá suas vantagens, mas não é perfeito, assim como o Debian. Essa de sistema perfeito não existe. Existe sistemas que possibilitam a melhor adaptação as necessidades dos usuários.
Podemos ficar discutindo isso o resto da vida, mas não vejo nada de construtivo nesse tipo de discussão.

T+



  


26. Re: Qual a distribuiçao mais estavel? [RESOLVIDO]

Davi Pereira Chagas da Silva
chagasdavi

(usa Linux Mint)

Enviado em 30/10/2016 - 02:15h

Eu sou programador Java e uso o linux mint como desktop, todos sabemos que java é o pai de consumir memória e processamento, porém lhe garanto que até o momento está sendo o melhor OS que utilizei até hoje, rápido e sem frescuras, além de vastos materiais que há na internet.
Vale a pena conferir, caso a sua atividade seja compativel.


27. Parabéns pela didática. Perfeita.

APARECIDO DONIZETTI GALDINO
Donizetti

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/04/2017 - 22:19h

Freud_Tux escreveu:

erisrjr escreveu:

kyetoy escreveu:


O conceito de estável e instável não é mais utilizado.
...




Uma distribuição estável é um ambiente previsível, sem alterações significativas que possam alterar o modo de funcionamento do ambiente ou de algum software incluso nela após o lançamento, e que deve funcionar conforme o especificado na documentação.

Exemplo: Se ela foi lançada com o kernel X, este será mantido com pathes de segurança durante todo o tempo de suporte do sistema.
O mesmo vale para softwares como, mysql, postgresql, php, samba, LDAP, squid, python, gcc, libc e por aí vai.
Então você não correra o risco de preparar um ambiente e meses depois ele parar de funcionar devido a versão do serviço ou alguma dependência deste ter mudado e agora se configura de outra maneira.

Isto até pelos objetivos das distribuições, não é oferecido por "qualquer" distribuição a seus usuários/clientes.

Eu uso o arch a tempos como desktop, mas jamais faria uma instalação dele para algum cliente apenas porque gosto da distribuição e a conheço muito bem, pois nele as mudanças são constantes e não posso prever o que mudara no futuro.


A mesma coisa vale para qualquer outro ambiente com documentação escassa ou que não tenha longo tempo de suporte, onde apos um período de pouco mais de um ano, muita coisa pode mudar e no mínimo se teria um grande retrabalho para adaptar o ambiente a nova realidade da distribuição.

Outra questão muito importante é a segurança, distribuições como o Red Hat (E por consequência seus clones), Debian , SLES e mesmo o Ubuntu. Possuem times de segurança onde este tipo de falha é analisado e as correções são catalogadas com numero CVE, documentadas e liberadas (Para o Red Hat, existe como você assinar uma lista para receber por e-mail alertas para providenciar as correções no seu ambiente) e este assunto é tratado com bastante seriedade e profissionalismo.

Pesquise as ultimas falhas graves de segurança e analise nas paginas e fóruns das distribuições, quanto tempo depois de distribuições como o Red Hat por exemplo documentarem e liberarem uma correção as distribuições para desktop o fizeram (Não vou falar das remasters/refisefuquis, onde o tema sequer é tratado).

Resumindo, é mais sensato esperar um sistema estável, onde "ser estável", previsível é justo um dos objetivos e característica da distribuição em questão.



--------------------------------------------
...- .- .. -.-. --- .-. .. -. - .... .. .- -. ...



Tô contigo e não largo nessa parte final.
O conceito de estabilidade para um sistema acaba sendo amplo, pois eles nunca serão perfeitos, sempre vão ter bugs.

T+


Isso é escrever bem.



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts