
Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 29/07/2025 - 22:13h
@Zoiudo, vulgo Sidnei;
"...o problema são os programas que usamos no dia a dia se tivermos preferência por algum ou alguns."
Cada interface gráfica gerencia de modo diferente os programas instalados em relação às janelas.
A Interface Gráfica (GUI), grosso modo, através do Gerenciador de Janelas integrado, que, basicamente, é diferente em cada GUI, gerencia as janelas utilizadas no sistema, no caso, o Linux com seu Kernel. Em relação aos programas ela faz o "meio de campo" entre o sistema e os programas no processo de gerenciamento de janelas.
Interfaces como o Gnome ou o KDE, por exemplo, que têm vários e mais recursos em relação às interfaces consideradas leves, elas gerenciam as janelas de vários programas consumindo mais RAM e processamento à medida que são utilizadas enquanto que interfaces leves "se afastam", vamos dizer assim, do gerenciamento das janelas deixando para os programas e interferindo somente quando necessário e não tem tantas firulas.
Além do que, "leve" não se refere somente à RAM e ao processamento, mas também ao tamanho dela instalada, da quantidade de recursos, do gerenciamento desses recursos, etc.
E quanto mais recursos como frescuras e perfumarias para embelezar e afrescalhar o sistema, mais consumirá, o que é óbvio.
Então, sim, tem diferença entre Interfaces Leves e Interfaces Pesadas, porém, "leves" e "pesadas" são somente termos empregados para leigos entenderem e, mesmo assim, às vezes alguns vem dar chilique nos breves comentários dos outros... coisa mais feia isso.
E também não me entenda mal, nada contra se tu quer usar um tema cor de rosa no teu Gnome, o GTK tem vários temas para escolher e cada tema em si dentro da própria GUI também consome mais ou menos recursos, tem isso também.
E depende da versão da interface.
Qual a versão do Gnome que tu está usando?
"Não adianta nada se privar de recursos de uma interface mais completa em prol de uma mais leve se os programas em uso mantém o consumo de recursos lá em cima."
Os programas em si consumirão a mesma coisa independentemente da interface, então, de novo: Sim, tem diferença, pois uma interface "leve" com os mesmos programas de uma interface "pesada", no total consumirá menos.
O que pode acontecer é que alguns recursos de alguns programas não rodarão a contento deixando o sistema lento, porém, isso refere-se mais ao hardware do que à interface em si.
Além disso, um Intel Dual-Core antigo é compatível com RAM DDR2 (já obsoleta) ou, no máximo, DDR3 que é antiga.
Tem Dual core que é compatível com DDR4, mas são mais modernos e fabricados atualmente.
Teria de saber com o henryff se o notebook é DDR2 ou DDR3.
_________________________________________________________
Rule number one: Always listen 'to' Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!