irado
(usa XUbuntu)
Enviado em 27/05/2010 - 21:43h
na verdade (minhas observações) existem bem poucas distribuições de verdade: as RH-Like, as Debian-Like e Slackware (Absolute é descendente) e algumas outras que lutam por nichos bem particulares (gentoo, mint, etc).
Temos a "pure" RHEE, comercial. Na verdade a RH foi a PRIMEIRÍSSIMA a apostar no mercado corporativo, já lá se vão mais de 6 a 8 anos.. tem sido bem sucedida.
versões não comerciais:Fedora (play-ground de nerds da RH), a CentOS (pra quem gosta de RH mas não cacifa $$$). Essas são as RH-Like
Comercial: SuSE, da Novell. Bem recebida desde o seu lançamento, primeiramente na Alemanha. É muito bem situada na Europa toda.
versão não comercial: openSUSE (que é uma distribuição quase-beta da SuSE, mas não tão "vivendo temeráriamente"). Apesar de *rpm, são descendentes da Slackware
Debian: creio que a única que não se bandeou para o lado puramente comercial, é como sempre foi e (pelo contrato social) assim permanecerá até o fim dos tempos.
Debian-Like: a Ubuntu foi a primeira versão de um Linux voltado especificamente para o deskitópi (Lindows não conta, morreu cedo). Atrás da Ubuntu vieram um monte de "filhotes", todos *buntus possíveis: XUbuntu, KUbuntu mas (a rigor) não diferem grandemente da versão original.
Em minha opinião, são as três vertentes que devem permanecer. As *buntu contínuamente voltadas para dominar o deskitópi seduzindo os usuários menos interessados na sofisticação "por baixo" da aparência. As RH-Like (e SuSE) voltadas fortemente para o mercado corporativo, embora alguns 'debianers' e 'slackers' de imorredoura paixão queiram competir na área. Não dá, uma GRANDE emprêsa quer suporte e não softwares apaixonantes. Enquanto NetAdmin eu selecionaria corporativamente uma Grande Corporação por trás do soft.
Slackware, fortemente baseada no System V (Unix) com algumas poucas variantes, também deve permanecer. "Se vc aprende RH, vc conhece RH, se aprende Debian, conhece Debian, se aprende Slackware, conhece Linux". Por mais que nos empurrem goela abaixo as LPI-1 e II, que são FORTEMENTE debianizadas.
As demais.. bem, as demais não contam, que nos perdoem os big-linuxers, getooses, mandrivas-fans. Ou sairão de cena brevemente (como já houve com várias, nêstes dez anos) ou ficarão como nichos de nerds ;)
eu? eu uso qualquer coisa (risos), então o que ficar, pra mim está bom. Isso no deskitópi, porque pra servidores e fwll eu não abro mão de BSDs.