xerxeslins
(usa openSUSE)
Enviado em 24/08/2014 - 19:07h
unnamed escreveu:
Boa noite a todos vocês da comunidade...
O que eu tenho aqui não é bem uma dúvida mas sim, uma "curiosidade":
Gostaria de saber a opinião de vocês à respeito do BlackBox, do Fluxbox e do WMaker; qual deles gostam mais? qual vocês acham mais leve e rápido? qual é mais personalizável e mais simplista? o que acham deles? ...
Eu usei WMaker durante 6 meses no meu Slack e adorei mas, como me mudei pro Arch a quase 1 mês, tive que instalar um outro ambiente gráfico "completo" pra poder usá-lo (no caso, instalei "novamente" o XFCE).
Eu já usei XFCE e ele é ótimo, mas eu não consigo usar esses ambientes gráficos "completos", gosto de coisas mais simplistas e, como eu também já usei alguns *boxes (só mexi "por cima", sem entrar em detalhes), gostaria de saber da opinião de vocês pra poder tirar minha própria conclusão.
Obrigado pela atenção e agradeço desde já;
Não tenho experiência com wmake, mas posso falar sobre fluxbox. Já usei bastante o fluxbox.
Fluxbox é blackbox melhorado. Eu sabia disso antes de usá-lo, por isso nem cheguei a usar blackbox.
Fluxbox é muito personalizável. Eu acho mais simples que openbox. Poucos arquivos de configuração em texto simples e belos temas. Já tem um painel próprio. Não precisa de painéis de terceiros.
O ruim do fluxbox é a configuração do menu, pois pode ser trabalhoso configurar. Se usar comandos que automatizam a criação do menu, pode não agradar, embora seja prático.
Configuração de atalhos, iniciar aplicativos, etc é tudo simples.
Agora minha opinião pessoal e sugestão para você que quer arch linux com gerenciador de janelas leve: pode usar ArchBang, que é arch + openbox já configurado, simples, leve e minimalista.
Outra opção, (e essa eu acho a melhor) é usar o gerenciador de janelas i3. É mais leve e simples que os box. Hoje eu uso i3 no Funtoo e dificilmente trocarei por um box.
Abraço.