lcquerido
(usa Linux Mint)
Enviado em 27/09/2011 - 18:58h
Desculpem ressiscitar o tópico das profundezas, mas tive vários problemas com distros ditas fáceis, para iniciantes, isto e aquilo. Infelizmente o Linux é um sistema que exige máquinas com pedigree, isto é fato (vide reclamações de chipsets SiS, intel, etc... em placas mãe low end.
Tive ontato com o Linux nos primórdios de 95 com o Conectiva, Mandrake, etc mas desisti pois não conseguia usar para o dia a dia pois precisava uasar meus periféricos (Scannner serial, Impressora colorida Lexmark, winmodem, etc.)
De uns tempos para cá, resolvi ressuscitar o Linux e tentei algumas distros baseadas no KDE pois gosto muito do KDE e eu sou livre para escolher o que quero usar e escolhi o KDE e pronto.
Bem, os problemas começaram quando resolvi usar o Mandriva 2010.1/2. Não conseguia fazer minha multifuncional funcionar de jeito nenhum. Abandonei o Mandriva e parti para o Kubuntu. Achei um saco ter que ver dicas dos menús misturados inglês e português, não conseguia alterar configurações de video e etc. Testei o SuSe 10 e tive outros problemas de travamentos e problmas com o java.
Fiquei sabendo que a Mandriva estava com um projeto novo para o 2011 e resolvi esperar euforicamente. Quando saiu em agosto de 2011, baixei o DVD, instalei e fiquei decepcionado. Apesar de tudoficar funcional, quase tudo travava, mesmo depois de todas as atualizações. Parti para o SuSe 2011. Quase a mesma coisa. Parti para o Fedora. Aqui já nem lembro mais o que estava acontecendo, mas se não me engano era o atualizador de pacotes que dava umas respostas insanas como manter pacotes ou deixar órfãos e daí, o sistema ficou instável e inutilizável. Sempre tive medo de usar o Debian pois era baseado no Gnome, não gostava do Gnome e estava muito acostumado com distros baseadas em RedHat e RPM.
Estava com a intenção de colocar um HD novo de 500 pois o meu de 80 não estava com espaço para as séries que eu baixava e o externo de 160 estava entupido. Comprei o HD de 500 e pensei, bem, acho que vou baixar o Debian e ver no que dá. INstalei inteiro no HD de 80 e fiquei muito surpreso pela facilidade de uso do mesmo. Claro, se você nunca viu Linux com Gnome e está acostumado com as facilidades da MS, terá que mexer um pouco, oumelhor, ler um pouco antes de se aventurar a tarefas sofisticadas como alterar certas permissões para pastas compartilhadas e drivers compartilhados.
Mas os sistema é muito estável, levíssimo, muito mais leve que o Ubuntu ( que dirá o kubuntu)
Os problemas começam quando se instala o gerenciador KDE que no meu caso, parece ranhetar com algumas coisas. O konqueror realmente não é um navegador utilizável para os dias de hoje. COntinuo depois...