tipoff
(usa Nenhuma)
Enviado em 18/11/2024 - 19:28h
albfneto escreveu:
@tipoff.
Eu gosto da existência de não padronização de gerenciadores de pacotes. Dá muita,escolha ao usuário.
Eu uso Linux a mais de 15 anos
Até sei usar Debian, Mint, Manjaro. Mas usei Sabayon Linux, uma,distro baseada no Gentoo , como favorita, até ela acabar. Ser descontinuada.
Como disse, até sei usar tipo Debian, mas pessoalmente tenho forte preferencia pelas distros baseadas no Gentoo e nas RPM.
Atualmente uso Gentoo de vez em quando e a distro do dia a,dia é openSUSE.
Continuo achando que com Linux vc tem escolha e aprende muita TI.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.
Eu acho bom e ruim a falta de padronização de pacotes no Linux.
Por um lado, dá o poder de escolha para o usuário. Por exemplo, muitos não gostam do apt-get e preferem o dnf/yum, outros preferem o pacman, e outros ainda preferem compilar na mão cada pacote (Slackware, Gentoo).
Agora, o outro lado é a dificuldade para um desenvolvedor trazer seu software para o Linux. Pense que ele precisa empacotar para 300 e poucas distros, cada uma funcionando de uma forma diferente.
E é por conta dessa dificuldade que surgiu a solução dos "gerenciadores de pacotes universais", como o Flatpak, Snap, e Appimage. Só que ai entra outro problema: qual gerenciador de pacotes universal o desenvolvedor deve considerar? Ele vai precisar empacotar para flatpak, snaps, e Appimage?
De certa forma, com os gerenciadores universais, o leque de opções reduziu bastante, mas mesmo assim, o desenvolvedor vai precisar escolher ainda, aprender como empacotar, e se ele escolher uma das opções, muitos usuários não vão usar o seu software pois não usam flatpaks, snaps, ou appimage no sistema.
E tem o fator competitividade. Algumas distros apoiam e recomendam o uso do Flatpak, e o Ubuntu que é a distro mais famosa, recomenda o Snap.
Nos outros sistemas operacionais, como o Android, Windows, e macOS, as escolhas são bem limitadas, pois o desenvolvedor só quer ver o seu software rodando no sistema para atingir o maior número de usuários.
No fim das contas, a complexidade só aumenta conforme o número de escolhas.