Diferenças entre as distros

13. Padronização...

Marcos Luiz Rezende de Melo
mlrmelo

(usa Fedora)

Enviado em 28/10/2008 - 21:14h

Embora esteja fugindo do questionamento inicial (apresentar o que torna uma distro diferente da outra), acho que vale a pena a discussão sobre a padronização.
Quando falo de padronização, não falo dos pacotes que vêm junto, ou que podem ser instalados, mas de a coisa ser feita de forma padronizada. Por exemplo:
Por que numa distro os programas ficam em /usr, em outra no /bin, em outra no /sbin, em outra em /opt? Não poderiam padronizar, do tipo "sempre será no /bin", por exemplo?
Ou ainda: as bibliotecas sempre estarão em /lib e terão sempre os mesmos nomes! Um exemplo desse último problema eu tenho enfrentado pra instalar o Designer do Oracle, que é feito para RedHat e procura uma lib que não me lembro o nome agora; só que no Debian, descobri que essa lib na verdade foi teve o nome mudado par "libc6" (acho que é isso mesmo). Acontece que essa, na verdade é um monte de arquivos ".so". E aí? será que eu vou ter criar links para todos os arquivos? Se fosse definido que "as bibliotecas x, y, z, w, k, etc... não podem ter seus nomes alterados, não teria esse problema. E não impediria a liberdade de "criar" uma nova distro ou de personalização.
Só essas duas padronizações já resolveriam, pelo que percebo, talvez 80% das incompatibilidades.
Outras poderiam ser adotadas, mas essas acho que não implicariam em restrições e tornariam a vida do usuário/desenvolvedor linux bem mais fácil.

Quanto à minha web cam (VCOM modelo: PD-313) e ao celular (Nokia 6101, cabo CA-42), já tentei de tudo quanto foi jeito. Inclusive, aqui no VOL e nada... Como os fabricantes não se empenham, em virtude da falta de padronização, ficamos na dependência de algum bom-samaritano...


  


14. Re: Diferenças entre as distros

Xerxes
xerxeslins

(usa openSUSE)

Enviado em 28/10/2008 - 21:32h

Sobre a padronização dos diretórios, existe um padrão sim e ele é definido pela FHS (FileSystem Hierarchy Standard) e define que tipo de arquivo deve ser armazenado em cada diretório. O Slackware segue esse padrão a risca. (Afinal, uma de suas características é ser o mais padronizado e com menos modificações particulares possíveis. Todos os aplicativos nativos do Slackware são originais sem adaptações específicas como acontece com algumas outras distros.)

Acontece que aparentemente, esse padrão de hierarquia dos arquivos não precisa ser seguido, é opcional... algumas distribuições mudam completamente a árvore de diretórios (so nao sei para que). Exemplo: Gobolinux tem uma estrutura de diretórios modificada, completamente diferente do padrão.


15. Re: Diferenças entre as distros

Dênis Wallace de Souza
comfaa

(usa Debian)

Enviado em 17/12/2008 - 12:17h

tem muita coisa boa, é só peneirar ....



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts