davidsonpaulo
(usa Ubuntu)
Enviado em 15/07/2008 - 12:45h
Bom, vou compartilhar com você minha experiência pessoal. Usei várias distribuições, tendo sido sempre um fervoroso fã do Slackware, por um motivo básico: ele não dava problemas, por mais que você o maltratasse, e se dava, você facilmente consertava e estava tudo funcionando do jeito que era sem precisar reinstalar.
Usei o Debian muito tempo, mas ele não era assim. Facilmente você tornava o sistema inutilizável caso cometesse certos erros. O Ubuntu, nesse aspecto, era pior ainda. Um teste que você fazia, se dava errado, pow! Já era, tinha que arrancar os cabelos para consertar ou desistir e reinstalar o sistema inteiro.
Acabei achando no Fedora um equilíbrio entre as melhores características do Ubuntu e do Slackware. Assim como o Ubuntu, o Fedora é fácil de instalar, configurar e usar, é altamente personalizável, tem uma comunidade de usuários ativa, bastante informação disponível na internet em linguagem acessível e, assim como o Slackware, ele faz o que você manda fazer e caso cometa um erro você pode resolvê-lo facilmente sem danificar permanentemente o sistema. Além disso, o Fedora é o líder absoluto em inovação tecnológica entre as distribuições Linux. Tudo o que existe de mais moderno costuma sair primeiro no Fedora e só depois ir para outras distribuições (e.g. SELinux, PulseAudio, OpenJDK (Java 100% Livre), PackageKit etc).
Além de tudo isso, a comunidade Fedora é de longe a mais receptiva de todas as que eu já conheci. Se depois de um tempo você sentir vontade de contribuir com o Projeto Fedora, você será bem recebido e orientado para encontrar uma função onde você possa ajudar.
Ah! Ainda tem a Revista Fedora Brasil, de publicação bimestral, que possui muitas informações de muita utilidade para os usuários Fedora.
http://projetofedora.org/Revista
Essas são minha experiência e minha opinião. Espero ter facilitado sua escolha. E seja bem-vindo ao universo Linux. :-)