malokagc
(usa Outra)
Enviado em 21/07/2013 - 14:05h
edps, marquei a sua como melhor porque o VOL me pediu para marcar uma como melhor. A sua resposta que marquei como 'a melhor resposta', foi marcada pensando nos demais iniciantes como eu porque considerei que foi a mais 'detalhada'. te respondo 'já-já' sobre o último coentário, primeiro apresentarei o resultado da minha experiência nas partições...
1. Preparei o hd com o GParted Live, com a opção 'criar nova tabela".
2. Acabei a configuração do hd, tirei o cd live do GParted e inseri o Live do Debian 7 (versão estável)
3. Tive um pouquinho de dificuldade na instalação manual (não reconheceu as partições que eu tinha preparado anteriormente com o GParted Live), até conseguir entender como funcionava o instalador do Debian. Deixei o desktop parado, aguardando minha opção na hora da partição e tentei encontrar a resposta pela internet do notebook mas não encontrei dicas adequadas ao ambiente/versão etc.
Nota: fica a dica para futuros artigos no VOL: encontrei dicas de 2006, 2008, 2010.. Na prática, verifiquei que as dicas não valiam mais porque de 2006 a 2013 as distros tiveram uma grande evolução, o que deixou muitos dos artigos de 2006 a 2011 quase que totalmente obsoletos. A sensação da experiência foi algo como estar lendo artigos da pré-história. Muito estranho! Poucos artigos ainda valem e somente quando se referem à base do Linux propriamente dita. Se eu puder ajudar em algo, estou disponível para ideias, apoio, tempo (sou viúva/pensionista, meu tempo é meu). Quando estava pesquisando pensei em como seria útil uma páina que apresentasse, por ordem de data, os artigos, dicas e informações para o Linux. Assim, usuários novatos recorreriam ao ano de suas distros e os veteranos teriam uma 'bíblia' com as informações referentes à época de suas distros , equivalentes aos seus equipamentos (pelo alto custo, raros brasileiros atualizam o equipamento anualmente; a média é a cada 3-5 anos, o que faz muita diferença para as distros).
4. Conseguindo entender 'na marra' (arrisquei) o que eu queria da instalação, parti para a instalação em si. Deu tudo certo.
5. reiniciei, verifiquei o Debian, estava funcionando belê, dei 'reiniciar' com o cd do Fedora Live no compartimento do cd.
6. Não instalei o Fedora. A distro reconheceu o espaço livre (o que achei muito bom) e autorizei a instalaçção aí. No meio da instalação notificou um bug numa livraria. O bug veio acompanhado da página na internet para maiores esclarecimentos. Por ser iniciante, fiquei na mesma e preferi ignorar por um tempo esta distro. Cancelei a instalaçao e parti para o Linux Mint Maya Mate (acho que é essa, a que tem suporte até 2017).
7. O Maya perguntou se eu queria usar o hd todo ou substituir o Debian. Não me mostrou outra opção. Apesar de preferir o Debian ao Maya, selecionei instalar no hd todo (ignorando todo o trabalho que eu tinha tido anteriormente).
Deixei assim e testei por um dia inteiro. O que vi:
- O Maya usa um kernel inferior ao Debian 7
- Ao clicar em qualquer link para 'abrir em nova aba' ou 'abrir em nova janela' não funcionava. Ou eu clicava no link direto (substituindo a página atual) ou eu abria uma nova aba e punha o link manualmente. Não entendi isso...
- o '/boot' ficou com 95% do espaço no hd, deixando meros 7,8GB para o Maya. Não consegui reconfigurar o boot para deixar espaço live. Achei péssimo isso...
8. Depois de um dia inteiro usando o Mint Maya e sentindo algumas dificuldades em tarefas 'normais' em outras 'pontinhos-pontinhos' (em 'pontinhos-pontinhos', escolha a mais adequada porque eu não sei: distros, versões, so...?)
9. Debian Live novamente. Instala no hd. desta vez, já tendo descoberto o macete na marra, a instalaçao foi mais tranquila. Tudo certo, com os diretórios configurados corretamente e com espaços em giga adequdos, conforme as dicas do membro eps - que marquei como a melhor resposta)
10. Deixei área livre e reiniciei o micro como Live do openSUSE.
11. O openSUSE mostrou-se muito intuitivo na instalação (particionamento do hd). Reconheceu o Debian e todas as configurações que eu tinha arrumado enquanto instalava o Debian 7 pela segunda vez.
12. Estou atualmente com o debian 7 estável e o openSUSE Live 12 (gnome).
13. O Debian eu atualizei e algumas configurações sofreram mudanças que não gostei. Antes, tinha o menu com áreas distintas (acessibilidade, internet etc.). Depois da atualização (999 pacotes) as pastas mudaram de cor (estão marrom, não gostei...), apareceram opções no menu principal (não consigo alterar porque não consigo marcar/desmarcar em nada no menu principal).
14. Por causa do problema no Debian 7, ainda não atualizei o openSUSE. Há vários pacotes pedindo atualização... Conforme foi instalado pelo Live, está. Não alterei nada, não configurei nada, não mexi em nada, não atualizei nada.
CONCLUSÃO:
Das distros que havia em meu plano anterior, consegui instalar Debian 7 e openSUSE 12. Ambas ativas.