instalação do ubuntu

13. Re: instalação do ubuntu

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 11/10/2011 - 03:30h

Vc precisa de uma partição separada para arquivos em geral (Windows e Uubuntu) ou apenas para o Ubuntu (arquivos do windows)?

Eu faria uma geral, se vc usa os dois sistemas indistintamente.

Outra coisa: se vc for instalar o 7 o esquema é diferente, pois ele usa duas partições (uma só para os arquivos de boot).

Use o live CD do Ubuntu e o programa Gparted, que vc encontra no menu ou pode chamar pelo terminal, pelo comando

sudo gparted 


Para o 7, crie a primeira partição com 100 MB, a segunda com 30/50 GB (depende da quantidade de programas que vc usa, mas vale a máxima "quanto maior melhor"), as duas em ntfs, e mande instalar o sistema na maior (a pequena será automaticamente aproveitada para a instalação do boot).

Depois de testar o Windows e ver se está tudo certo, dê mais uma vez boot com o CD do Ubuntu para criar as partições para ele e mais uma partição do Windows, onde ficarão seus arquivos de usuário.

Faça assim: primeiro crie uma partição estendida com todo o espaço que sobrou no seu HD, pois "dentro" dela criaremos partições "lógicas", a primeira com 1 GB e formatada em linux-swap ou swap; a segunda com 10/20 GB e formatada em ext4; a terceira e última com o restante do disco, em ntfs.

Agora anote a "designação" das partições no Gparted, que provavelmente devem ser /dev/sda5 para swap e /dev/sda6 para o Ubuntu (a do Windows ele vai achar sozinho, portanto vc não precisa se preocupar com ela). Em seguida, abra o instalador e instale o Ubuntu em /dev/sda6, a partição ext4 que vc vai montar em / (raiz).

No que realmente interessa, manter os seus arquivos em locais separados, vc precisará mover suas bibliotecas para a partição criada após o Windows ter sido instalado, que ele deve reconhecer sem maiores problemas e designar como disco "E:". Depois, no Ubuntu, crie links para essas mesmas bibliotecas que vão substituir suas pastas "documentos", "imagens", "downloads" etc. (clique direito do mouse no alvo ou pasta, opção criar link, depois é só mover o arquivo "link para ..." para o lugar de destino e renomeá-lo com F2).

Fazendo isso seu Ubuntu e seu Windows vão usar as mesmas "bibliotecas", que vão estar numa partição separada, permitindo a vc reinstalar os dois sem perder seus arquivos.


  



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts