kwazza
(usa Debian)
Enviado em 15/03/2014 - 22:04h
É o seguinte:
Eu quero configurar um ambiente adequado para desenvolvimento geral, e ele inclui:
--- Desenvolvimento Java (especificamente Android e Web).
--- Exercícios e treinos com C e C++ (Irei usar o Emacs com as suas várias extensões e plugins).
--- Estudos com linguagens que eu deixei "pra depois" (Ruby, Python, Perl, etc...), pra essas também irei configurar um ambiente no Emacs.
A pergunta, em si, é: Usar uma distribuição Linux com um ambiente gráfico bem leve, como o XFCE ou até um gerenciador de janelas puro, como o FluxBox, melhora o desempenho da máquina em questão de desenvolvimento?
Digo isso porquê:
Eu costumo usar o Eclipse for Java EE developers para programar em Java normalmente e ando migrando para o Android Studio para desenvolver pra Android. Mas o problema é que essas duas IDEs são irritantemente pesadas! No Windows 8, que é o atual ambiente que eu uso para estudar e trabalhar com isso, o Eclipse trava muito pouco e eu consigo me sentir confortável com ele. Mas o Android Studio, trava demais! Eu penso que um sistema mais leve, menos porco (pelo gerenciador de tarefas, o Win8 ocupa mais de 600MB de memória RAM sozinho! E a Microsoft disse que ele só usa 320MB...) e que consome menos processos poderia melhorar as coisas; então, eu logo penso: Um GNU/Linux bem simples e leve como o Slackware com XFCE, rodando essas ferramentas, as mesmas irão travar bem menos ou até mesmo não travar?
Outro problema é a agilidade com o multi-tarefa: Em geral eu preciso abrir vários programas ao mesmo tempo pra pesquisas e gerenciar arquivos: Primeiro é que o Windows não colabora na velocidade com que os programas abrem e já começa a fraquejar, mas dá pra trabalhar.
A minha dúvida, no geral, é essa: Um GNU/Linux leve com um ambiente gráfico leve vai deixar o computador respirar para minhas ferramentas de desenvolvimento funcionarem bem?