alpha-x
(usa Ubuntu)
Enviado em 06/07/2012 - 18:38h
Bom galera ..... meu MUITO OBRIGADO A TODOS !!! que me ajudaram até aqui
mint 12 KDE foi a distro escolhida pra ficar na máquina pelo meu pai e a minha mãe.
A minha sensação foi a de derrota , pq a distro ficou com a mesma velocidade se não pior que o Windows-XP.
Hardware dos testes:
PLACA DE VIDEO : NVIDIA GeForce4 MX 440 with AGP 8X
PROCESSADOR : AMD Athlon(TM) XP 2000 1,6GHz
PLACA-MÃE : ASUS A7V8X-X
RAM : KingStone 750MB
As distribuições testadas e que funcionaram foram:
Minimalistas
Succi 1.0
Puppy 5.2.8
Legacy OS 4 Mini
Convencionais
Lubuntu 11.10
Lubuntu 12.04
Mint 9 gnome
Mint 12 LXDE
Mint 12 KDE
Mint 13 XFCE
Mint 13 MATE
Resultado
Lubuntu 11.10
Detectou a placa NVIDIA , mas não instalou o pacote adobe-flash corretamente , mesmo com o pacote instalado , não era capaz sequer de abrir um vídeo no YouTube.
Lubuntu 12.04
Praticamente a mesma avaliação do anterior , mas não detectou a placa NVIDIA.
Mint 9 gnome
Detectou a placa de video NVIDIA mesmo do boot pelo pendrive ( O.o IMPRESSIONANTE ), só foi possível a sua instalação pulando a
instalação do pacote de idiomas já que essa também era uma opção da instalação. Ainda usa OPEN-OFFICE e o pacote de idiomas uma vez que o sistema é instalado é parcial.
OBS-1: Se eu fosse o usuário da máquina , teria deixado o mint 9 em inglês , pq foi a distro que casou melhor com hardware . O Writer do OPEN-OFFICE reconhece e salva em .docx (extenção do word-office-2007 ), portanto para aquilo que a máquina foi designada , seria a melhor opção (Inicialização Rápida , Visibilidade dos Botões , Navegação rápida com pacote flash funcionando corretamente, Detecção total do Hardware e Editor de texto compatível com os editores atuais ) .
OBS-2: Depois do Mint 9 , nenhuma versão gnome funcionou corretamente , acredito que foi por causa do gnome 3 e alguma memória da placa de video estar com algum defeito , como ele usa o gnome 2 e o MATE é uma evolução do gnome 2 talvez seja por isso que o MATE ficou muito rápido na máquina.
Mint 12 LXDE
Detectou o Hardware e foi bastante rápido , variando o uso do processador entre 8 e 20% e 190 MB de ram , mas o usuário final reclamou da visibilidade dos botões e da dificuldade em mirar na engrenagem que é o ícone do menu.
Mint 12 KDE
Detectou o Hardware foi a pior em desempenho entre as versões do Mint , o uso do processador variou entre 20 a 100% em momentos de pico e o consumo de ram foi o pior com consumo de 300MB.
Mint 13 MATE
Leve e rápida mas é incompatível com a placa NVIDIA GeForce4 MX 440 with AGP 8X , chega a desligar o monitor depois do GRUB , o uso do processador variou de 8 a 20% e consumo de RAM entre 180 a 210MB.
Mint 13 XFCE
Leve e rápida , não tive a oportunidade de instala-la pra ver a compatibilidade com o hardware . As demais especificações foram as mesmas do MATE.