ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 29/06/2024 - 22:54h
HROGODev escreveu:
1-O que significa "mount" ou
2-montar no Linux?
A grosso modo, nada técnico e sem entrar no "como fazer".
1- "mount" é um comando, um programa, um software, para "montar" sistemas de arquivos (também chamados de volumes, partições e ou mídias formatadas).
Definindo e estabelecendo o local de montagem, as características, as propriedades, as regras, as permissões, inerentes a "montagem" do sistema de arquivos em questão.
Obs: Seu uso para dispositivos de mídias removíveis (pendrives, cartões de memória, discos óticos de dados, .......) é desnecessário, pois presume-se que seu Linux faça isso automaticamente (salvo se você desabilitou a montagem automática dessas mídias).
2- "montar" significa criar, estabelecer, definir um local para ser uma "passagem", um "acesso", um "caminho" para o conteúdo de um "sistema de arquivos".
Esse local, normalmente, é uma pasta na Árvore única de Diretórios do Linux, e é chamado de "Ponto de montagem".
Tudo que for dirigido a esse local, será dirigido ao "sistema de arquivos" alí montado.
Existem regras para os "pontos de montagem" que não serão abordadas aqui.
Como foi dito, também é possível "montar" um "sistema de arquivos" na memória ram, desde que se tenha os drivers (motoristas) e os programas adequados.
Um exemplo clássico é a montagem no computador dos sistemas de arquivos do "armazenamento interno" e do cartão de memória de um smartfone (celular).
No DOS e no Windows são usadas as "letras de unidades" (a:, b:, c:, d:, ....), que a "grosso modo" podem ser interpretadas como "pontos de montagem, guardadas, é claro, as devidas diferenças e limites da analogia em questão.