albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 21/10/2014 - 16:18h
Sempre me perguntam isso. Vou contar de novo.
Eu trabalho na USP e na USP, na época, 1988, usávamos workstations da Sun e mainframes: Cat, Lion, Cray etc... (que ficavam em são paulo, ***online***)Esses maiframes rodavam SOs diferentes como VM-CMS e UNIX.
***online*** - Não é bem online, pq Internet não existia, mas sim, havia uma Rede de cabeamento, que interligava os campi das USP, o mainframe ficava em São Paulo, nos CPDs do interior, havia micros funcionando como terminais "burros".Internet só apareceu na USP em 1994, USPNET, conectada à BITNET. (Tempo das BBS, do telnet, do Whois, Newsgroups da Usenet etc...)
Portanto eu usava Unix (com X-Window Original e TWM). Quando o Linux foi "inventado", em 1992..
em 1993-1994, a USP criou um nucleo de Linux, que ainda existe, é o LINORG. eles usavam Debian.
Porque eu usava Unix e Linux era parecido com Unix, eu fiquei curioso de conhecer Linux: Debian!
Após 4 mêses de trabalho, consegui instalar e usar Debian...com interface gráfica Window Maker (até hoje gosto de Window maker)
Debian era muito difícil na época, porque quase não era uma Distro, era um montão de pacotes que precisavam ser instalados um por um. Até para montar um CDROM em modo leitura, era com comando mount...
Slackware? NEM CONSEGUI instalar Slackware, Slackware era para quem podia, não para quem queria...!rsrsrsr!
Usei um pouco o Debian, mas existiam poucos pacotes, programas etc... Passei a usar outros Linux mais fáceis (pq já eram distros completas). Usei um pouco de Conectiva (Brasil) e Mandrake (França).
Mas ainda havia poucas coisas que dave para fazer com linux, então parei e voltei a usar, DOS, Windows e Unix.
Parei por vários anos. Em 2006, descobrí Kurumim... Que legal, agora linux era fácil de trabalhar. Comecei a usar Kurumin, e como eu tinha usado e gostava de RPMs (Mandrake e Conectiva), comecei também a usar openSUSE e Mandriva.
Entre 2006 e 2008, testei umaa 40 ou 50 distros, incluindo o próprio Slackware (agora menos difícil), o Debian mais novo, Arch, Ubuntu, Kalango, Muriqui, Fedora, GNewSense etc... etc...
Entre esses testes, descobrí o Sabayon (Gentoo Like) uma distro Italiana, que no Brasil, ninguém usava. Muito diferente, até hoje não achei outro Linux melhor que Sabayon, pelo menos para mim.
Descobrí então que gostava mais das RPMs e das Gentoo Like, do que arquitetura debian.
Sabayon me pôs curioso de conhecer Gentoo.
Atualmente, uso Sabayon todo dia (a minha distro favorita) e de vez em quando uso openSUSE, Mageia, Gentoo, OpenMandriva e Funtoo. Práticamente, não uso Distros tipo Debian, gosto menos.