removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 29/05/2021 - 11:36h
Ou seja, não é uma DE apropriada para ser usada pelo usuário padrão, principalmente clicador, não-geek/nerd e/ou interessado em tecnologia, acostumado com o Windows, Mac, Android e iOS. Ou seja, não é uma interface compatível com 98% das opções que fazem sucesso atualmente no mercado de desktop ou mobile. É uma interface para o nicho no nicho. ...
É questão de mentalidade, e não de perfil de usuário ("padrão", "clicador", "geek", whatever).
Usuário que só usou Windows na vida, vai estranhar Mac sim (conheço muitos assim). A questão é que o Windows domina o mercado de desktops, então qualquer coisa diferente do Windows vai ser estranho para um usuário que vem do Windows.
Se tem um usuário que só usou Mac na vida, vai estranhar o Windows da mesma forma.
Maioria das pessoas mais velhas (pois hj o ponto de entrada é o Android) começaram na informática com o Windows, e nunca viram nada diferente do ambiente do Windows.
Porém, se alguém começasse a usar o computador com alguma distro com gnome, e aprendesse o workflow, acharia completamente estranho a forma de se trabalhar com o Windows, ou com qualquer outro ambiente desktop.
O Android é um ótimo exemplo real; e inclusive, é o que mais se aproxima do gnome. Não vejo usuário tendo dificuldades, pois é o SO dominante em smartphones. Se houvesse algum SO que oferecesse um workflow diferente do que o Android oferece, muitas pessoas estranhariam.
É o nicho do nicho porque é focado em notebooks e é um ambiente pesado se comparado a todos os outros, ou seja, a grande parcela que usa Linux pra dar vida ao hardware mais simples ou datado fica de fora.
Não é focado em "notebooks", pelo menos não achei nenhuma informação sobre isso no site oficial do projeto. Inclusive, utilizo em meu desktop, com monitor ultrawide de 29p (2560x1080), e a praticidade é excelente.
E falando em nicho: o Linux no desktop é "nicho do nicho"; 2,18% (https://gs.statcounter.com/os-market-share/desktop/worldwide) de usuários de desktop no mundo utilizam Linux. E provavelmente, a grande parte desses users vieram do Windows.